terça-feira, 21 de junho de 2011

SIMULADO 1º ANO QUARTA FEIRA

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
1º ANO  PORTUGUÊS  – PROFESSORAS: HENRIQUE JORGE, LUCIVANDA, PATRÍCIA e RITA DE CÁSSIA
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________



01.  Érico Veríssimo relata, em suas memóriasas, um episódio da adolescência que teve influência significativa em sua carreira de escritor.
"Lembro-me de que certa noíte - eu teria uns quatorze anos, quando muito - encarregaram-me de segurar uma lâmpada elétrica à cabeceira da mesa de operações, enquanto um médico fazia os primeiros curativos num pobre-diabo que soldados da Polícia Municipal haviam 'carneado'. (...) Apesar do horror e da náusea, continuei firme onde estava, talvez pensando assim: se esse caboclo pode aguentar tudo isso sem gemer, por que não hei de poder ficar segurando esta lâmpada para ajudar o doutor a costurar esses talhos e salvar essa vida? (...)
Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a ideia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto."
                                                            VERÍSSIMO, Érico. Solo de clarineta. Porto Alegre: Globo, 1978. t. I.
Neste texto, por meio da metáfora da lâmpada que ilumina a escuridão, Érico Veríssimo define como uma das funções do escritor e, por extensão, da literatura:

a) criar a fantasia.                b) permitir o sonho.            c) denunciar o real.             d) criar o belo.
e) fugir da náusea.

02. "Falo somente com o que falo: a linguagem enxuta, contanto densa; falo somente do que falo: a vida seca, áspera e clara do sertão; falo somente por quem falo: o homem sertanejo sobrevivendo na adversidade e na  míngua. Falo somente para quem falo: para os que precisam ser alertados para a situação da miséria no Nordeste." Para o poeta, no texto literário:

a) a linguagem do texto deve refletir o tema, e a fala do autor deve denunciar o fato social para determinados leitores.
b) a linguagem do texto não deve ter relação com o tema, e o autor deve ser imparcial para que seu texto seja lido.
c) o escritor deve saber separar a linguagem do tema e a perspectiva pessoal da perspec­tiva do leitor.
d) a linguagem pode ser separada do tema, e o escritor deve ser o delator do fato social para todos os leitores.
e) a linguagem está além do tema, e o fato social deve ser a proposta do escritor para convencer o leitor.

Poema

Os rios, oh doce amiga, estes rios
Cheios de vistas, povoados de ingazeiras e morretes,
Pelo Capibaribe irás ter ao Recife,
Pelo Tietê a São Paulo, no Potengi a Natal.
Pelo Tejo a Lisboa e pelo Sena a Paris...

Os rios, oh minha doce amiga, na beira dos rios
É a terra de povoação em que as cidades se agacham
E de noite, que nem feras de pêlo brilhante, vão beber...
Pensa um bocado comigo na vasta briga da Terra,
E nas cidades que nem feras bebendo na praia dos rios!
Insiste ao pé de mim neste meu pensamento!
E os nossos corações, livres do orgulho,
Mais humilhados em cidadania,
Irão beber também junto das feras.
                                 (ANDRADE, Mário de. Antologia de poemas para a Juventude. São Paulo: Ediouro, 2005.)

03. Quando o eu-lírico refere-se ao seu interlocutor (versos 4 e 6 da 2a estrofe), que pessoa gramatical do verbo destacado, é utilizada:

( A ) 2a pessoa do plural                ( B ) 1a pessoa do singular           ( C ) 3a pessoa do plural
( D ) 2a pessoa do singular            ( E ) 3a pessoa do singular

Texto

Vera, Sílvia e Emília saíram para passear pela chácara com Irene.
_A senhora tem um jardim deslumbrante, dona Irene! _comenta Sílvia, maravilhada diante das canteiras de rosas e hortênsias.
_ Pra começar, deixe “o senhora” de lado e esqueça o “dona” também – diz Irene, sorrindo, “tia” o tempo todo. Meu nome é Irene.
Todas sorriem. Irene prossegue:
_Agradeço os elogios para o jardim, só que você vai ter de fazê-los para Eulália, que é quem cuida das flores. Eu sou um fracasso na jardinagem.
BANCO, M. A Língua de Eulália: novela sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2003. Adaptado.

04.  Na língua portuguesa, a escolha por “você” ou “senhor” (a) denota o grau de liberdade ou de respeito que deve haver entre os interlocutores. No diálogo apresentado acima, observa-se o emprego dessas formas. A personagem Sílvia emprega a forma “senhora” ao se referir à Irene. Na situação apresentada no texto, o emprego de “senhora” ao se referir à interlocutora ocorre porque Sílvia:

A) Pensa que Irene é a Jardineira da Casa.
B) Acredita que Irene gosta de todos que a Visitam.
C) Observa que Irene e Eulália são pessoas que vivem na área rural.
D) Deseja expressar por meio de sua fala o fato de sua família conhecer Irene.
E) Considera que Irene é uma pessoa mais velha, com a qual não tem intimidade.

VELHO PAPEL PODE ESTAR COM OS ANOS CONTADOS

            Já imaginou, daqui a algumas décadas, seu neto lhe perguntando o que era papel? Pois é, alguns pesquisadores  já estão trabalhando para que esse dia chegue logo.
            A suposta ameaça à fibra natural não é o desajeitado e-book, mas o papel eletrônico, uma 'folha' que você carregaria dobrada no bolso.
            Ela seria capaz de mostrar o jornal do dia – com vídeos, fotos e notícias atualizadas –, o livro que você estivesse lendo ou qualquer informação antes impressa. Tudo ali.
            Desde os anos 70, está no ar a ideia de papel eletrônico, mas as últimas novidades são de duas semanas atrás. Cientistas holandeses anunciaram que estão perto de criar uma tela com 'quase todas' as propriedades do papel: leveza, flexibilidade, clareza, etc.       
          A novidade que deixa o invento um pouco mais palpável está nos transistores. No papel do  futuro, eles não serão de silício, mas de plástico – que é maleável e barato.
          Os holandeses dizem já ter um protótipo que mostra imagens em movimento em uma tela de duas polegadas, ainda que de qualidade 'meia-boca'.         
           Mas não vá celebrando o fim do desmatamento e do peso na mochila. A expectativa é que um papel eletrônico mais ou menos convincente apareça só daqui a cinco anos.
                                                                                                          Folha de S. Paulo, 17 dez. 2001. Folhateen, p. 10.                                                                                                                                     
05. A expressão “... ‘meia boca’.” significa, no texto,
A) excelente.            B) péssima.           C) duvidosa.          D) estranha.              E) especial.

06. São grafados com Z, pela mesma razão de “leveza”  e “clareza”:

A) rodízio, desprezo.                B) cafezal, civilização.               C) beleza, prezado.             
D) frieza, pobreza.                    E) baliza, buzina.

07.  As palavras “ideia”, “meia” e “silício” (linha 11) estão corretamente divididas em sílabas na opção
A) mei-a / i-de-ia / si-lí-cio                  B) mei-a / i-dei-a / si-lí-cio              C) me-ia / i-de-ia / si-lí-cio
D) mei-a / i-de-ia / si-lí-ci-o                 E) me-ia / i-dei-a / si-lí-ci-o

 Leia o texto abaixo.

Entrevista com Luís fernando Veríssimo
Repórter: Com este romance, você criou seis livros policiais. O que atrai no gênero?
Veríssimo: O romance policial é uma leitura atraente. Se há um crime e uma investigação, sempre é possível “prender” o leitor. De certa maneira, o primeiro passo de um livro, que é o contato com o leitor, já está contido na ideia de espiar os passos dados até a solução de um mistério.

08. A expressão “ 'prender' o leitor” tem o sentido de

A) aprisionamento.                  B) atração.                C) compromisso.                    D) urgência.

Leia o texto abaixo          
O futebol evocado na Europa

A bola não é a inimiga
como o touro, numa corrida;
e embora seja um utensílio
caseiro e que usa sem risco,
não é o utensílio impessoal,
sempre manso, de gesto usual:
é um utensílio semivivo,
de reações próprias como bicho,
e que, como bicho, é mister
(mais que bicho, como mulher)
usar com malícia e atenção
dando aos pés astúcias de mão.
                  João Cabral de Melo Neto

09. No trecho “ A bola não é a inimiga como o touro, numa corrida; (v. 1-2), o termo destacado dá a ideia de

A) causa.          B) comparação.            C) concessão          D) conclusão.           E) conformidade.

10. Nas palavras enquanto, queimar, folhas, hábil e grossa, constatamos a seguinte sequência de letras de fonemas:

A) 8-7, 7-6, 6-5, 5-4, 6-5.                    B) 7-6, 6-6, 5-5, 5-5, 5-5.               C) 8-5, 7-5, 6-4, 5-4, 5-4.
D) 8-6, 7-6, 6-5, 5-4, 6-5.                   E) 8-5, 7-6, 6-5, 5-5, 5-5.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
1º ANO  BIOLOGIA – PROFESSORES: PRISCILA, EMMANUELA, NEUSAMAR, VIVIANE
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________


1º)”No Brasil, mais de 66 milhões de pessoas beneficiam-se de água fluoretada, medida que vem reduzindo, em cerca de 50%, a incidência de cáries. Ocorre, entretanto, que profissionais da saúde muitas vezes prescrevem flúor oral ou complexos vitamínicos com flúor para crianças ou gestantes, levando a ingestão exagerada da substância. O mesmo ocorre com o abusivo de algumas marcas de água mineral que contêm flúor. O excesso de flúor- fluorose – nos dentes pode ocasionar desde efeitos estéticos até defeitos estruturais graves. Foram registrados casos de fluoroses tanto em cidades com água fluoretada pelos poderes públicos como em outras abastecidas por lençóis freáticos que naturalmente contêm flúor.”(Adaptado de:APCD. Revista  da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, vol.53,n. 1, de jan-fev.1999.)
Com base no texto, são feitas as afirmações abaixo:

I.A fluoretação da água é importante para a manutenção do esmalte dentário, porém não pode ser excessiva.
II. Os lençóis freáticos citados contêm compostos de flúor em concentrações superiores às existentes na água tratada.
III. As pessoas que adquiram fluorose podem ter utilizado outras fontes de flúor, além da água de abastecimento público, como cremes dentais e vitaminas com flúor.
Pode – se afirmar que apenas:
           
a) I é correta.        b) II é correta.       c) III é correta.      d) I e III são corretas.  e) II e III são corretas.

2º) Para a construção de favos, as abelhas produzem grande quantidade de cera, substancia orgânica pertencente à mesma categoria química daquelas encontradas como reserva nutritiva em sementes de soja, girassol e amendoim, ou em um dos componentes básicos e fundamentais na estrutura das membranas celulares. A substancia orgânica em questão corresponde às (aos):

a) Proteínas.         b) Açúcares.         c)  Carboidratos.             d)Lipídios.            e) Aminoácido.

3º) Há alguns meses, foi lançado no mercado um novo produto alimentício voltado para o consumidor vegetariano: uma bebida sabor iogurte feita à base de leite de soja. À época, os comerciais informavam tratar-se do primeiro iogurte totalmente isento de produtos de origem animal. Sobre esse produto, pode-se dizer que é isento de:

a) colesterol e carboidratos.          b) lactose e colesterol.            c) proteínas e colesterol.
d) proteínas e lactose.                   e) lactose e carboidratos.

4º) :O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes papéis no organismo. Analise os itens abaixo.

I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular.
II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteróides.
III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares.
Da análise dos itens, é correto afirmar que:
a) somente I é verdadeiro.                   b) somente II é verdadeiro.         c) somente III é verdadeiro.
d) somente I e II são verdadeiros.       e) I, II e III são verdadeiros..
5º)Em laboratório, foram purificadas quatro substâncias diferentes, cujas características são dadas a seguir:

A. Polissacarídeo de reserva encontrado em grande quantidade no fígado de vaca.
B. Polissacarídeo estrutural encontrado em grande quantidade na parede celular de células vegetais.
C. Polímero de nucleotídeos compostos por ribose e encontrado no citoplasma.
D. Polímero de aminoácidos com alto poder catalítico.

As substâncias A, B, C e D são, respectivamente:
a) glicogênio, celulose, RNA, proteína.                       b) amido, celulose, RNA, quitina.
c) amido, pectina, RNA, proteína.                               d) glicogênio, hemicelulose, DNA, vitamina.
e) glicogênio, celulose, DNA, vitamina.

6º) Os meios de comunicação, recentemente, divulgaram que a venda de carne para a população caiu em 60%, sem haver aumento no consumo de aves e peixes. Este fato é preocupante porque indica que foi reduzida a ingestão de nutrientes com função plástica, que são:

a) glicídios               b) lipídios            c) vitaminas         d) sais minerais          e) proteínas





ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
1º ANO  QUÍMICA – PROFESSORES: DEDA, EMMANUELA, NEUSAMAR, REGINÁRIA , VIVIANE
ALUNO(A)__________________________N° SEDE (       ) POLO (      )_____________________
                  
01. O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a á ou a umidade da terra absorve calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para recomeçar a subir par atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:

a)  Fusão.       b)  Liquefação.         c)  Evaporação.           d) Solidificação.            e) Condensação

02. Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série  de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam:
 I.   A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroimã para a  retirada de materiais metálicos.
II.    Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina.
III.   O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para        transformar em açúcar refinado e etanol.
Com base nos destaques da observação dos alunos, quais as operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar?
a) Separação mecânica, extração, decantação.        b) Separação magnética, combustão, filtração.
c) Separação magnética, extração, filtração.           d) Imantação, combustão, peneiração.
e) Imantação, centrifugação, extração.

03. Leia a tirinha com atenção:

  


 Ao comprarem-se as partículas elementares sugeridas pela Associação de Físicos Nucleares, adquire-se o material necessário para a construção de um átomo isótopo do:

a)      lítio                     b)     boro                  c)      hélio            d)     berílio              e)      hidrogênio

04.  Ao resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte resumo:
 MODELO ATÔMICO: Dalton
 CARACTERÍSTICAS: átomos maciços e indivisíveis.
 MODELO ATÔMICO: Thomson
 CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, incrustado em uma  esfera de carga positiva. A carga positiva está distribuída, homogeneamente, por toda a esfera.
 MODELO ATÔMICO: Rutherford
 CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Não há restrição quanto aos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron.
 MODELO ATÔMICO: Bohr
 CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron são possíveis.O número de ERROS cometidos pelo estudante é
 a) 0                b) 1                 c) 2                 d) 3                 e) 4

05.
I. Orbital é a região do espaço onde a probabilidade de encontrar o átomo é máxima.
II. Quando o elétron passa de um nível de energia interno para outro mais externo, emite um quantum de energia.
III. O elétron apresenta comportamento duplo, isto é, pode ser interpretado como partícula ou onda, conforme o fenômeno estudado.
IV. É impossível determinar simultaneamente a posição e a velocidade de um elétron em um átomo.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correta a alternativa

a) I e II             b) I e III          c) II e III                      d) II e IV        e) III e IV

06. Observe o esquema a seguir em seguida marque a opção correta.
         Elemento          Configuração eletrônica
             1             1s2, 2s2, 2p6, 3s1
             2             1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p1
             3             1s2, 2s2, 2p5
             4             1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p3
             5             1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6

a) 1 e 3 - metal alcalino e halogênio                         b) 2 e 5 - família do nitrogênio e gás nobre
c) 1 e 4 - metal alcalino e halogênio                         d) 3 e 5 - halogênio e calcogênio
e) 1 e 2 – metal alcalino terroso e calcogenio
  







  


  
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
1º ANO  EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSORA: LORA
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________



01. Segundo informações do Ministério da Saúde, a obesidade já mata mais do que a AIDS no Brasil; morre aproximadamente 80 mil pessoas por ano relacionadas ao excesso de peso. Marque abaixo (V) ou (F) para a  seqüência abaixo:

(     ) colesterol, bolemia, pressão alta
(     ) câncer, depressão, aids
(     ) diabete, hipertensão, problemas cardiovasculares e emocionais
(     ) colesterol, pressão alta, depressão
(     ) anorexia, bolemia, gordura no sangue

a) F, V, V, F, F         b) F, F, V, F, V        c) F, F, V, V, F        d) V, F, F, V, F         e) F, V, V, V, V

02.  A obesidade já mata mais do que a AIDS no Brasil. Segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde. Marque (V) ou ( F) para a seqüência abaixo:
(     ) maus tratos alimentares
(     ) tratamento de doenças
(     ) deixaram de comer hortaliças e frutas
(     ) consciência ecológica
(     ) resultados rápidos

a) F F V F F                b)V F V F F            c) V V F F V            d) F F V F F            e) V F F V F

03. Observe a imagem abaixo.



  
O voleibol é um dos esportes mais praticados na atualidade. Está presente nas competições esportivas, nos jogos escolares e na recreação. Nesse esporte, os praticantes utilizam alguns movimentos específicos como: saque, manchete, levantamento, bloqueio, toque, entre outros. Na sequência de imagens, identificam-se os movimentos de

a) sacar e colocar a bola em jogo, defender a bola e realizar a cortada como forma de ataque.
b) arremessar a bola, tocar para passar a bola ao levantador e bloquear como forma de ataque.
c) tocar e colocar a bola em jogo, cortar para defender e levantar a bola para atacar.
d) passar a bola e iniciar a partida, lançar a bola ao levantador e realizar a manchete para defender.
e) cortar como forma de ataque, passar a bola para defender e bloquear como forma de ataque.



04.  A obesidade é uma doença causada por excesso de peso. Marque a opção que considera correta:
a) sair da frente da TV e do computador e praticar atividades físicas
b) não praticar exercícios aeróbicos
c) é importante ter uma boa alimentação associada a exercícios físicos
d) pelo aumento da população
e) na infância e na adolescência obesidade é normal

05. Texto

Transtorno do comer compulsivo

O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da
bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha.
Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.
Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br. Acesso em: 1 maio 2009 (adaptado).

Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem a finalidade de
a) descrever e fornecer orientações sobre a síndrome da compulsão alimentícia.
b) narrar a vida das pessoas que têm o transtorno do comer compulsivo.
c) aconselhar as pessoas obesas a perder peso com métodos simples.
d) expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentação.
e) encaminhar as pessoas para a mudança de hábitos alimentícios.

06 .  Observe a imagem








Disponível em: http://algarveturistico.com/wp- content/uploads/2009/04/ptm-ginasticaritmica-
01.jpg. Acesso em: 01 set. 2010.
                      
O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é

a) a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em movimentação de intensidade máxima.
b) a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável período de tempo, sem perda da qualidade da execução.
c) um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesões.
d) a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção.
e) o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário