segunda-feira, 20 de junho de 2011

SIMULADO 1º ANO TERÇA FEIRA

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
JOSÉ MARTINS RODRIGUES
I º SIMAR – 2011
1º ANO – Fisica       PROFESSORES: Eduardo,S usana, Neusamar
(1) De acordo com os seus conhecimentos sobre MU(Movimento Uniforme) quais das afirmações seguintes estão corretas:
I. Uma partícula em movimento em relação a um referencial pode estar em repouso em relação a outro referencial.
II A forma da trajetória de uma partícula depende do referencial adotado.
III Se a distância  entre dois corpos permanece constante, então um está em repouso em relação ao outro.
a) Apenas I e II
b) Apenas III
c) Apenas I e III
d) Todas
e) Apenas II e III
(2) Um  homem  caminha  com  velocidade Vh = 3,6km/h, uma   ave  com  velocidade   Va = 30m/s  e  um  inseto  com Vi  =  60m/s.
a)VI > VA > VH
b)VA > VI > VH
c)VH > VA > VI
d)VA > VH > VI
e)VH > VI > VA
(3) Um fazendeiro percorre, com seu  jipe, os limites de sua fazenda, que tem o formato de um losango , com os lados aproximadamente iguais  devido as peculiaridades do terreno, cada lado foi percorrido com uma velocidade média diferente: O primeiro a 20Km/h, o segundo a 30Km/h, o terceiro 40Km/h e finalmente o ultimo com 60Km/h. A velocidade média desenvolvida pelo fazendeiro para percorrer todo o perímetro da fazenda, em Km/h, foi de :
a) 50      b) 42     c) 38             d) 36           e) 32

(4) O gráfico ABAIXO modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de  tempo a ser adotada tempo para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca. Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são percorridos 10 km?



a) carroça – semana
b) carro – dia
c) caminhada – hora
d) bicicleta – minuto
e) avião – segundo


(5) Em 1946 a distância entre a terra e a lua foi determinada pelo radar. Se o intervalo de tempo entre a emissão do sinal de radar e a recepção do eco foi de 2,56s, qual é a distância entre a terra e a lua?( O módulo da velocidade do sinal de radar é 3,00 . 108 m/s).
a) 7,68 . 108 m    b) 1,17 . 108 m      c) 2,56 .  108 m
d) 3,84 .  108 m      e) 7,68 .  108 m

(6) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com a aceleração escalar constante e igual a 2m/s². Pode-se dizer que a sua velocidade escalar e a distância percorrida, após 3s, valem, respectivamente:
a) 6m/s e 9m      b)  6m/s e 18m    c)  3m/s e 12m
d)  12m/s e 36m               e)  2m/s e 12m


                           ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
1º ANO  - GEOGRAFIA  – PROFESSORES: JULIANA, KERLY, TIM, VALDIANA.
ALUNO (A)___________________    SEDE (       ) POLO (      )__________________________

01.   Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os relógios permanecem adiantados em uma hora, passando a vigorar o chamado horário de verão. Essa medida, que se repete todos os anos, visa:
a) Promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época do ano.
b) Aumentar o consumo de energia em todas as horas do dia, principalmente entre o período da manhã e da tarde, onde é menor o consumo.
c) Adequar o sistema de abastecimento das barragens hidrelétricas ao regime de chuvas, abundantes nessa época do ano nas regiões que adotam esse horário.
d) Incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do período da tarde, horário em que os bares e restaurantes são mais freqüentados.
e) Responder a uma exigência das indústrias, possibilitando que elas realizem um melhor escalonamento das férias de seus funcionários.

02. Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:
I. Consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;
II. Tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;
III. É responsável pela alternância entre os dias e as noites.
 Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

03.  O globo terrestre é uma forma de representação da Terra. Nele podemos observar as linhas imaginárias, importantes para o estabelecimento das coordenadas geográficas, que são medidas estabelecidas para localizar um ponto na superfície do planeta. Considerando as coordenadas geográficas, associe os termos listados na Coluna A aos conceitos apresentados na Coluna B.
COLUNA A
1.Latitude    2. Longitude   3. Paralelos  4. Meridianos
COLUNA B
(     ) Linhas imaginárias verticais que convergem para os pólos
(     ) Linhas imaginárias cujo plano é perpendicular ao eixo de rotação da Terra
(     ) Distância, expressa em graus, cujo ponto inicial é Greenwich
(      ) Medida, em graus, que estabelece as coordenadas ao norte e ao sul

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo.
a) 1, 2, 3, 4            b) 1, 2, 4, 3            c) 4, 3, 2, 1          
d) 3, 1, 2, 4            e) 3, 2, 1, 4

04.  A linguagem cartográfica é essencial à geografia. Neste âmbito, considere as afirmações adiante.
I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.
II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou e título.
III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.
Considerando as três assertivas, pode-se afirmar corretamente que:
a) apenas I é verdadeira                            b) apenas II é verdadeira.
c) apenas III é verdadeira.                        d) apenas I e III são verdadeiras.
e) apenas II e III são verdadeiras.

05.  Assinale a alternativa correta, quanto ao papel da Geografia para geógrafos clássicos:
a) A Geografia é uma ciência de síntese das relações homem/meio, de abordagem regional, de diferenciação de áreas, não cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos ou humanos.
b) A Geografia é uma ciência de síntese das relações homem/meio, de abordagem espacial, de caracterização de áreas, cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos ou humanos.
c) A Geografia é uma ciência que estuda as relações homem/meio, de abordagem local, de caracterização de áreas, cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos e humanos.
d) A Geografia é uma ciência que estuda as relações homem/meio, de abordagem geral, de diferenciação de áreas, não cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos ou humanos.
e) A Geografia é uma ciência que estuda as relações homem/meio, de abordagem simplificada, de diferenciação de áreas, não cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos ou humanos.

06.  Considere a canção apresentada, de Patativa do Assaré:
“Aquela seca medonha
Fez tudo se trapaiá
Não nasceu capim no campo
Para o gado sustentá
O sertão esturricô, fez os açude secá
Morreu minha vaca Estrela
Se acabou meu boi Fubá
Perdi tudo quanto eu tinha
Nunca mais pude aboiá
Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá
Hoje nas terra do sul
Longe do torrão natá
Quando eu vejo em minha frente
Uma boiada passá
As água corre dos óios
Começo logo a chorá
Lembro minha vaca Estrela
E o meu lindo boi Fubá
Com sodade do nordeste
Dá vontade de abóia
Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá”
A referência regional, presente na letra da música, exemplifica a abordagem da Geografia:

a)  Humanística, que privilegia as relações estabelecidas pelo homem com o seu espaço vivido.
b)  Crítica, na qual as condições socioeconômicas definem as relações do homem com seu espaço.
c)  Revolucionária, visto que destaca os aspectos naturais e sua descrição como atributos principais da região.
d)  Política, pois destaca as relações de poder no campo e as dificuldades do pequeno agricultor na região.
e)  Ecológica, que tem como objeto as relações do homem com o meio através do trabalho.


                            ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
1º ANO  - SOCIOLOGIA  – PROFESSORES: JULIANA, KERLY, TIM, VALDIANA.
ALUNO(A)___________________    SEDE (       ) POLO (      )__________________________

01.  Apesar de a maior parte da população brasileira ser negra esta não tem as  mesmas oportunidades que a branca. NoBrasil são muitos os casos de discriminação às negras e negros. Basta ouvir as inúmeras palavras, piadas e atitudes que geralmente são encaradas como brincadeiras. Isso gera um conjunto de ações e opiniões onde existe a convicção de que alguns indivíduos se definem superiores a outros.
O texto repassa a ideia de:
a) Socialismo       b) Hierarquia            c) Racismo      d) Igualdade

02.   Na Índia, os que estão de luto vestem-se de branco. Na Europa antiga, o negro, cor da terra fecunda era a cor da vida, e o branco cor dos ossos era a morte. Logo percebemos que a maneira de viver e ver as coisas não são iguais em todos os lugares. As diferenças culturais existem entre algumas partes do mundo. Nesse sentido marque a opção que melhor define cultura.
a) É o modo de ser de cada povo e inclui tudo o que os homens criam:objetos, crenças, valores, etc.
b) A cultura inclui somente as manifestações artísticas de um povo.
c) É o modo de ser de ser de cada povo e se preocupa em compreender e explicar o funcionamento dos grupos sociais.
d) Pode ser entendida como um conjunto de regras que não pode ser desobedecida.

03. A sociologia é uma ciência e apareceu em um momento da história da humanidade que coincide com a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista. Isto aconteceu porque a industrialização das sociedades iniciada na Europa no século  18 trouxe muitas modificações para o mundo e fez surgir problemas como o desemprego, o aumento da fome, da prostituição, da violência e o agravamento das diferenças sociais. Nessecontexto considere a alternativa que demonstra uma postura sociológica.
a) quando dizemos uma pessoa se habitua a algo, transformou uma ação em costume.
b) é algo de sempre perguntar o porquê das coisas para tentar descobrir o que existe por traz da nossa realidade.
c) quando a pessoa tem um cotidiano cheio de regras que não podem desobedecer.
d) achar normal ou natural tudo o que existe sem perguntar porque das coisas.

04.  “cada sociedade tem uma forma de educar homens e mulheres, criando papeis sociais para cada um. Desde da infância meninos são ensinados a se comportar, gostar e querer coisas diferentes de meninas, mesmo que essas coisas variem de cultura.” Nesse sentido percebemos que a divisão de papeis não corresponde só as diferentes biológicas, ao sexo, mas aos papeis sociais que homens e mulheres têm em cada cultura.” Nesse contexto é correto afirmar que:
a) papel social masculino e feminino é uma construção social e historia chamada gênero.
b) papel social é a diferença sexual.
c) papeis sociais dividem a sociedade em fortes e fracos.
d) papel social é considerado um ato criminoso dentro da legislação brasileira.

05.  As mudanças no papeis sociais estão sempre ocorrendo e lidar com elas é um desafio tanto para homens quanto para mulheres. No final dos anos 60 ocorreram algumas mudanças de comportamentos. Nessa época surgiu a pílula anticoncepcional, que provocou grande transformação, pois permitiu à separar a atividade sexual da reprodução. A luta pela a igualdade de direitos com os homens ganhou mais força. A mulher começou a trabalhar fora de casa, a estudar, a refletir e questionar sobre papeis sociais. Qual o nome desse movimento realizado pelas mulheres nos anos 60?
a) movimento negro.                             
b) movimento indígena.
c) movimento revolucionário.
d) movimento feminista

06.  Nesta época de luta pelos os direitos dos homossexuais, em que tantas conquistas fazem se notar, a ponto dos preconceitos serem considerados antiquados e muitos atestarem que tem ocorrido uma revolução no que tange ao olhar da sociedade em relação ao gays, vale lembrar que atitudes preconceituosas, piadinhas, xingamentos e até agressões físicas e assassinatos continuam acontecendo em nosso dia-a-dia. Como é chamado a intolerância frente a diversidade sexual?
a) homofonia
b) xenofobia
c) homofobia
d) homossexual

                            ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
1º ANO  ARTE EDUCAÇÃO  – PROFESSORAS: ELIONETE, LUCIVANDA  e  RITA DE CÁSSIA
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________

01. Parece natural a capacidade do ser humano de representa e de comunicar através do corpo.
Com o domínio e conhecimento do homem em relação aos fenômenos naturais, o teatro vai dando às características mais educacionais.
Dadas as opções abaixo sobre o teatro, marque (V) ou ( F )  escolha a sequência  correspondente.

a. (     ) A palavra teatro tem sua origem no vocábulo  aramaico  theatron que significa “ local de     onde  se vê” (platéia).
b. (       ) As artes cênicas  atuais sofrem influência  do teatro grego .
c.  (      ) Os gregos não são referências  até os   dias atuais  a todos  envolvidos  nas  artes cênicas.
d. (       ) O teatro de sombras não se utiliza-se de várias linguagens, danças, artes plásticas teatro, música e cinema.
e. (    ) O gênero tragédia, surgiu de um tipo de poesia  chamada ditirambo, oferecida aos Deus nas solenidades urbanas,  já a comédia foi originada  dos rituais campestres  para a divindade.
 a) F V F V F     
 b)V V F F V                      
 c) F F F V V 
 d) V V V V F
 e) V F V F V

02. A vida cotidiana é sem dúvida matéria-prima de qualquer obra de arte. No teatro não é diferente.  A  peça teatral é escrita ou adaptada por seu  autor (dramaturgo). É ele quem cria os personagens , e todos os outros elementos  que fazem parte da linguagem teatral. Marque a opção em que aborda todos os elementos  essenciais que o compõe.

a) teatro Público, texto e  cenário.
b) cenário, teatro, público, dramaturgo
c) ator, texto, público, cenário.
d) espaço, texto, público, figurinos.
e) texto,  enredo, elementos, peça.

03. Os movimentos que executamos com o corpo sempre estabelecem m comunicação com nós mesmos e com o mundo! A dança sempre fez parte da existência humana, Antes mesmo de o

homem executar as primeira  atividades de sobrevivência, como polir pedras e construir  abrigos, ele utilizava o corpo e a dança para se comunicar e se aquecer do frio.
Relacione a 1º coluna com a 2º.

 1.  danças coletivas
 2. individuais
 3. danças populares e culturais.
 4. contemporânea
 5. europeus africanos. E indígenas.

(       )  Primeiras danças humanas .
(       ) Aparecem depois como forma de comunicação com os Deuses para pedir chuva, proteções e sucessos nas caças e lutas.
(       ) Dança brasileira bastante variada e recebeu influência alguns povos.
(      ) Quadrilha, coco, rituais indígenas e ciranda.
(      ) Dança do século XX e XXI.

A dança

Dançar é escrever com o corpo
no espaço estendido à frente,
alongar-se, encolher-se,
rodopiar, inclinar-se.
Jogar-se em absoluta confiança
no outro que ampara,
depois de centenas de ensaios...
Dançar é tocar música com gestos,
com pés, absolutamente sem  voz,
na arrasadora maioria das vezes.

Dançar é interpretar com meneios
e oscilações impressionantes
ao nosso  olhar surpreso,
pois temos os pés no chão,
as nuances de mensagem,
do enredo,
da palavra e das formas
desenhada no espaço...

o rosto parece cheio de luz
e não revela os sofrimentos
nem os cansaços...
há um sol em cada um dos olhos,
às  vezes  um  luar de ouro,
pois  sempre brilham de prazer
no vício sagrado impossível de desfazer.
Já vi bailarinos em cadeiras de rodas,
cada célula a vibrar,
como se fosse um palco particular.
Já os vi  com próteses de celulóide,
em pleno vôo...
Já vi o os que não mais  podem
bailar, tornarem-se mestres,
para que os outros possam dançar por eles...

O dançarino é feito de retalhos dos deuses,
lançados  pela Terra,
para que  não possam ser  esquecidos
em sua divindade...
 O dançarino tem um pouco de ave e de
borboleta ou libélula, ou pluma, ou floco de
algodão, ou pétala, ou poalha,
a dançar na luz.
                                     Clevane Pessoa.

04. Sobre o texto DANÇA, marque a opção correta:
a) cordel             b) poema
c) conto             d) música

05. O assunto principal  abordado no texto é:
a)  Os diferentes tipos de dança.
b)  A dança como atividade terapêutica.
c)  A dança do século XX.
d) Os prazeres, sensações e magias do ato de dançar.
e) A dança como arte do movimento.

06. Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas,
sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.
COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (adaptado).

      Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que
A) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.
B) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.
C) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances,
poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.
D) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a
expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.
E) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do
espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.



2 comentários:

  1. Adorei encontrar meu poema Dançar é Escrever Com o Corpo, por aqui, neste simulado, cumprindo uma trajetória ...Já foi coreografia , está aqui e em vários blogs, vai ser publicado em um livro didático de Educação Física, está em várias antologias...Sou psicóloga e já lecionei Literatura , portanto, o prazer dele estar sendo utilizado foi grande.
    Agradeço ás professoras qyue urdiram as questões para ela e o selecionaram para tal.
    Clevane Pessoa

    http://clevanepessoa.net/blog.php
    http://hana.haruko.blogspot.com

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  2. Ops, corrijo os erros de digitação:"às", "que", na penúltima linha de minha postagem.

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