ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
I SIMAR - 2011
3º ANO MATEMÁTICA – PROFESSORES: IVANA, GLAUBERTO, SUSANA E CINTIA.
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE ( ) POLO ( )__________________________
1. Luciano é vendedor. O salário mensal é composto de uma parte fixa de R$370,00, mais comissão de R$3,00 por peça vendida. O salário dele pode ser representado pela equação da reta y = 370 + 3x.
Em certo mês, ele vendeu 45 peças, obtendo assim, um salário de:
A) R$ 415,00 B) R$ 505,00 C) R$ 418,00
D) R$ 514,00 E) R$ 373,00
2. O tabagismo (vício de fumo) é responsável por uma grande quantidade de doenças e mortes prematuras na atualidade. O Instituto Nacional do Câncer divulgou que 90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão e 80% de casos diagnosticados de enfisema pulmonar estão associados ao consumo de tabaco. Paralelamente, foram mostrados os resultados de uma pesquisa realizada em um grupo de 2000 pessoas com doenças de pulmão, das quais 1500 são casos diagnosticadas de câncer, e 500 são casos diagnosticados de enfisema. Com base nessas informações, pode-se estimar que o número de fumantes desse grupo de 2000 pessoas é, aproximadamente:
A) 740 B) 1100 C) 1310 D) 1620 E) 1750
3. Uma lanchonete vende sanduíche natural, composto de queijo branco, peito de peru e salada, em três tamanhos: grande, médio e super. Na tabela seguinte, encontramos a quantidade de ingredientes para cada tamanho:
Tamanho | Queijo branco | Peito de Peru | Salada |
Médio | 40g | 40g | 30g |
Grande | 60g | 50g | 60g |
Super | 80g | 60g | 80g |
Durante o horário de almoço, verificou-se, em certo dia, que o consumo total de queijo branco foi de 2,44 kg; o de peito de peru, de 2,08 kg; e o de salada, de 2,29 kg. Quantos sanduíches de cada tamanho a rede vendeu nesse dia?
4. Considere-se que cada tonelada de cana-de-açucar permita a produção de 100 litros de Álcool combustível, vendido nos postos de abastecimento a R$ 1,20 o litro. Para que um corta-cana pudesse, com o que ganha nessa atividade, comprar o Álcool produzido a partir das oito toneladas de cana resultantes de um dia de trabalho, ele teria de trabalhar durante:
A) 3 dias. B) 18 dias. C) 30 dias. D) 48 dias. E) 60 dias
5. As retas r e s são paralelas. Qual é a equação geral da reta r, que passa por P(4, 3), se a equação da reta são:
A) 3x + 4y - 2 = 0 B) 4x + 3y = 0
C) 2x – 7y +13 = 0 D) 7x + 2y – 13 = 0
E) 6x – 8y +1 = 0
6. A queima de cana aumenta a concentração de dióxido de carbono e de material particulado na atmosfera causa alteração do clima e contribui para o aumento de doenças respiratórias. A tabela abaixo apresenta números relativos a pacientes internados em um hospital no período da queima da cana.
pacientes | problemas respiratórios causados pelas queimadas | problemas respiratórios resultantes de outras causas | outras doenças | total |
idosos | 50 | 150 | 60 | 260 |
crianças | 150 | 210 | 90 | 450 |
Escolhendo-se aleatoriamente um paciente internado nesse hospital por problemas respiratórios causados pelas queimadas, a probabilidade de que ele seja uma crianças igual a
A) 0,26, o que sugere a necessidade de implementação de medidas que reforcem a atenção ao idoso internado com problemas respiratórios.
B) 0,50, o que comprova ser de grau médio a gravidade dos problemas respiratórios que atingem a população nas regiões das queimadas.
C) 0,63, o que mostra que nenhum aspecto relativo à saúde infantil pode ser negligenciado.
D) 0,67, o que indica a necessidade de campanhas de conscientização que objetivem a eliminação das queimadas.
E) 0,75, o que sugere a necessidade de que, em áreas atingidas pelos efeitos das queimadas, o atendimento hospitalar no setor de pediatria seja reforçado.
7. Em uma lanchonete, registrou-se o consumo em três mesas, conforme mostra a tabela seguinte:
MESAS REFRIGERANTE CAFÉS SALGADOS
1 10 3 20
2 2 7 4
3 5 4 10
Na mesa 1, a despesa foi R$ 91,00 e, na mesa 2, R$ 31,00.
Classifique como V ou F as afirmações seguintes:
a) ( ) O preço unitário do café é de R$ 2,00
b) ( ) O preço unitário do refrigerante é de R$ 1,80
c) ( ) O valor da despesa da mesa três não pode ser determinado
d) ( ) É impossível determinar o preço unitário do refrigerante e do salgado.
e) ( ) O valor da despesa da mesa três é inferior a R$52,00
8. Uma vendedora de lojas de roupas atendeu, no mesmo dia, três clientes e efetuou as seguintes vendas:
Cliente 1: 1 calça, 2 camisas e três pares de meias. Valor: R$156,00
Cliente 2: 2 calças, 5 camisas e seis pares de meias. Valor: R$347,00
Cliente 3: 2 calças, 3 camisas e quatro pares de meias. Valor: R$253,00
Quanto custou cada par de meia?
A. R$ 12,00 B. R$ 15,00 C. R$ 20,00
D. R$ 25,00 E. R$ 30,00
Observe as figuras:
Com base nessas informações, conclui-se que, no conjunto pesquisado,
A. quanto mais uma máquina de lavar roupa economiza água, mais ela consome energia elétrica.
B. a quantidade de energia elétrica consumida por uma máquina de lavar roupa é inversamente proporcional à quantidade de água consumida por ela.
C. a máquina I é ideal, de acordo com a definição apresentada.
D. a máquina que menos consome energia elétrica não é a que consome menos água.
E. a máquina que mais consome energia elétrica não é a que consome mais água.
10. Cururu é um sapo estranho; ele se c
desloca apenas com dois tipos de saltos:
SALTO1: 10 cm para Leste e 30 cm para Norte
SALTO 2: 20 cm para Oeste e 40 cm para Sul
Como Cururu pode chegar a um ponto situado a 90 cm para leste e 950 cm para ao Norte de sua casa?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
I SIMAR - 2011
3º ANO HISTÓRIA – PROFESSORES: VALDERY, TIM, VALDIANA.
ALUNO(A)__________________________ N° SEDE ( ) POLO ( )________________________
01. Os historiadores designam por República Velha o período que se estende de 1889 a 1930. Sobre acontecimentos históricos deste período, identifique as proposições verdadeiras e falsas.
( ) Os bancos emissores e a oligarquia açucareira do Nordeste foram responsáveis pela "política dos governadores".
( ) O poder político, neste período, esteve controlado pelas oligarquias estaduais e a Revolução de 1930 tenta pôr fim a esta influência.
( ) O coronelismo é um fenômeno político que surge, no Brasil, na Primeira República.
( ) O fenômeno do banditismo social, no Brasil, está associado com a questão religiosa e a maçonaria.
02. Leia o texto.
( ) Os bancos emissores e a oligarquia açucareira do Nordeste foram responsáveis pela "política dos governadores".
( ) O poder político, neste período, esteve controlado pelas oligarquias estaduais e a Revolução de 1930 tenta pôr fim a esta influência.
( ) O coronelismo é um fenômeno político que surge, no Brasil, na Primeira República.
( ) O fenômeno do banditismo social, no Brasil, está associado com a questão religiosa e a maçonaria.
02. Leia o texto.
"Na Bruzundanga, como no Brasil, todos os representantes do povo, desde o vereador até o presidente da república, eram eleitos por sufrágio universal e, lá, como aqui, de há muito que os políticos tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral este elemento perturbador - o voto . Julgavam os chefes e capatazes políticos que apurar os votos dos seus concidadãos era anarquizar a instituição e provocar um trabalho infernal na apuração porquanto cada qual votaria em um nome, visto que, em geral, os eleitores têm a tendência de votar em conhecidos ou amigos. Cada cabeça, cada sentença; e para obviar os inconvenientes de semelhante fato, os mesários de Bruzundanga lavravam as atas conforme entendiam e davam votações aos candidatos, conforme queriam. (...) Às vezes semelhantes eleitores votavam até com nome de mortos, cujos diplomas apresentavam aos mesários solenes e hieráticos que nem sacerdotes de antigas religiões". (BARRETO, Lima. OS BRUZUNDANGAS. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. p. 65-66) Todas as alternativas contêm afirmações que confirmam o comportamento eleitoral criticado na sátira de Lima Barreto, EXCETO:
a) O domínio político dos coronéis rurais garantia a mecânica eleitoral fraudulenta operada através do voto de curral.
b) O interesse das elites agrárias e a exclusão das demais classes sociais da política estavam garantidos nesse sistema político-eleitoral.
c) O sistema eleitoral fraudulento foi consolidado, no fim dos anos de 1930, através da ação decisiva da Aliança Liberal e do início da era Vargas.
d) O voto de cabresto era uma forma de manipulação do eleitorado seja através da compra de voto seja através da troca do voto por favores.
a) O domínio político dos coronéis rurais garantia a mecânica eleitoral fraudulenta operada através do voto de curral.
b) O interesse das elites agrárias e a exclusão das demais classes sociais da política estavam garantidos nesse sistema político-eleitoral.
c) O sistema eleitoral fraudulento foi consolidado, no fim dos anos de 1930, através da ação decisiva da Aliança Liberal e do início da era Vargas.
d) O voto de cabresto era uma forma de manipulação do eleitorado seja através da compra de voto seja através da troca do voto por favores.
Analise com atenção a seguinte charge.
03. Em relação às eleições da República Velha, a alternativa que melhor explica a charge é:
a) Os coronéis eram, muitas vezes, acusados de falsificação das atas eleitorais, de alistamento de defuntos ou de comprar os componentes da mesa eleitoral.
b) Pelo "voto de cabresto", o coronel garantia para seus candidatos o apoio dos que lhe deviam favores, pois o voto não era secreto.
c) Era prática comum, capangas ou jagunços, para servir a seus patrões, matar os adversários políticos, expulsar os indesejáveis ou ameaçar eleitores indecisos.
d) Para votar, o cidadão dirigia-se à mesa eleitoral, composta por indicação, que controlava as listas de presença e votação.
e) A estrutura de poder incluía coronéis, oligarquias estaduais e governo federal, estabelecendo-se no topo dessa pirâmide a "política do café com leite".
a) Os coronéis eram, muitas vezes, acusados de falsificação das atas eleitorais, de alistamento de defuntos ou de comprar os componentes da mesa eleitoral.
b) Pelo "voto de cabresto", o coronel garantia para seus candidatos o apoio dos que lhe deviam favores, pois o voto não era secreto.
c) Era prática comum, capangas ou jagunços, para servir a seus patrões, matar os adversários políticos, expulsar os indesejáveis ou ameaçar eleitores indecisos.
d) Para votar, o cidadão dirigia-se à mesa eleitoral, composta por indicação, que controlava as listas de presença e votação.
e) A estrutura de poder incluía coronéis, oligarquias estaduais e governo federal, estabelecendo-se no topo dessa pirâmide a "política do café com leite".
04. Em relação ao período compreendido entre as duas guerras mundiais (de 1919 a 39), caracterizado pela crise do Estado e da sociedade liberal, assinale a afirmativa correta:
a) O nazismo consolidou uma política interna de miscigenação racial e social visando a preparar a Alemanha para a expansão territorial.
b) O fascismo encontrou dificuldades sucessivas para implantar o corporativismo, pois sofreu uma violenta oposição dos setores conservadores da burguesia e da classe média italiana.
c) Nazismo e fascismo são doutrinas baseadas no nacionalismo e no totalitarismo, cuja política e ideologias buscava o fortalecimento e a estabilidade do Estado.
d) A expansão da doutrina comunista na Europa, com a consolidação da Revolução Russa, favoreceu a Aliança com os comunistas italianos e alemães, cujo apoio propiciou a ascensão nazifascista.
05. O Fascismo italiano e o Nazismo alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um financiamento junto à alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades." Servindo de exemplo a muitos países também atingidos pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo
a) reforçou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
b) transformou a Alemanha no país mais rico e poderoso da Europa, ameaçada em sua supremacia apenas pela Dinamarca.
c) organizou e contribuiu para a evolução do bloco capitalista, sob o controle dos Estados Unidos.
d) desenvolveu a tendência de cooperação entre os Estados.
06. Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
a) O nazismo consolidou uma política interna de miscigenação racial e social visando a preparar a Alemanha para a expansão territorial.
b) O fascismo encontrou dificuldades sucessivas para implantar o corporativismo, pois sofreu uma violenta oposição dos setores conservadores da burguesia e da classe média italiana.
c) Nazismo e fascismo são doutrinas baseadas no nacionalismo e no totalitarismo, cuja política e ideologias buscava o fortalecimento e a estabilidade do Estado.
d) A expansão da doutrina comunista na Europa, com a consolidação da Revolução Russa, favoreceu a Aliança com os comunistas italianos e alemães, cujo apoio propiciou a ascensão nazifascista.
05. O Fascismo italiano e o Nazismo alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um financiamento junto à alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades." Servindo de exemplo a muitos países também atingidos pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo
a) reforçou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
b) transformou a Alemanha no país mais rico e poderoso da Europa, ameaçada em sua supremacia apenas pela Dinamarca.
c) organizou e contribuiu para a evolução do bloco capitalista, sob o controle dos Estados Unidos.
d) desenvolveu a tendência de cooperação entre os Estados.
06. Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
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I SIMAR - 2011
3º ANO FILOSOFIA – PROFESSORES: VALDERY, TIM, VALDIANA.
ALUNO(A)__________________________N° SEDE ( ) POLO ( )________________________
01. O termo “existencialismo” designa um conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, tem na existência humana o ponto de partida e o objeto fundamental da reflexão. Por isso, podemos também designá-las de:
a) Filosofias da existência b) filosofias da angustia
c) Filosofias da renascença d) filosofias da liberdade.
02. Quando se pensa em existencialismo o primeiro nome que ocorre é Sartre- que e manifestamente ateu. Sartre recebeu significativa influencia filosófica de Heidegger. Desse ponto de vista, do existencialismo de Sartre, destacam-se alguns conceitos e teses fundamentais, dentre eles, exceto:
a) Deus não existe, e no homem a existência precede a essência.
b) O homem esta condenado a ser livre e o inferno são os outros.
c) Má fé e angustia.
d) O absurdo da morte e o sentido do ser.
03. Quando se pensa em existencialismo o primeiro nome que ocorre é Sartre- que e manifestamente ateu. Sartre recebeu significativa influencia filosófica de Heidegger. Desse ponto de vista, do existencialismo de Sartre, destacam-se alguns conceitos e teses fundamentais, dentre eles, exceto:
a) Deus não existe, e no homem a existência precede a essência.
b) O homem esta condenado a ser livre e o inferno são os outros.
c) Má fé e angustia.
d) O absurdo da morte e o sentido do ser.
04. “A liberdade é o fundamental de todos os valores. O homem é aquilo que ele faz de si mesmo”. (Sartre). De acordo com o existencialismo de Sartre, marque (V) ou (F) nas alternativas a seguir:
( ) Os homens criaram Deus à sua imagem e semelhança- mas trata-se de uma ficção que deve ceder perante a afirmação dos impulsos vitais.
( ) O homem começa por existir e só a medida que vai existindo é que se vai fazendo a si mesmo, não há um plano prévio que estejamos destinados a cumprir.
( ) O homem não é um ser livre, a vida obriga-nos a escolher entre vários possíveis.
( ) A má-fé e um tipo de auto-ilusão. Mas é um tipo especial de auto-ilusão, m porque não se trata de um erro.
( ) O existencialismo não e um humanismo.
05. “Ninguém nasce livre, torna-se livre”. A liberdade não é algo dado, mas resulta de um projeto de ação. A liberdade é um bem possível e desejável. Não como uma dádiva, mas como algo que é preciso conquistar e sempre defender. Por isso mesmo, a liberdade e construída em um processo que nunca termina e que leva em conta o ser humano no seu contexto e na sua historia. Destacam-se no contexto filosófico três concepções de liberdade, são elas:
a)autodeterminação, livre arbítrio e determinismo.
b)liberdade situada, liberdade condicional e determinismo.
c)livre arbítrio, liberdade condicional e determinismo.
d)livre arbítrio, liberdade situada e determinismo.
06. “ Estou, estou na moda
É doce estar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade, trocá-la por mil
Açambarcando todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.”
(Drummond de Andrade)
O poema acima nos permite refletir sobre o processo de alienação. Processo esse que atinge múltiplos campos da vida humana, impregnando as relações das pessoas com o trabalho,o consumo, o lazer, seus semelhantes e consigo mesmo. Nesse sentido afirma-se que uma pessoa esta alienada quando:
a)Torna algo alheio a alguém.
b)Torna algo pertencente a outro.
c)Torna-se alheia a se mesmo.
d)Torna-se pertencente a se própria.
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I SIMAR - 2011
3º ANO INGLÊS – PROFESSORAS: ELENILCE e ELIONETE
ALUNO(A)_________________________ N° SEDE ( ) POLO ( )_________________________
Viva la Vida
I used to rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning and I sleep alone
Sweep the streets I used to own
I used to roll the dice
Feel the fear in my enemy’s eyes
Listen as the crowd would sing
“Now the old king is dead! Long live the king!”
One minute I held the key
Next the walls were closed on me
And I discovered that my castles stand
Upon pillars of salt and pillars of sand
[…]
MARTIN, C. Viva la vida, Coldplay. In: Viva la vida or Death and all his friends. Parlophone, 2008.
01. Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que
A) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.
B) almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.
C) causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.
D) limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.
E) tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.
THE WEATHER MAN
They say that the British love talking about the weather. For other nationalities this can be a banal and boring subject of conversation, something that people talk about when they have nothing else to say to each other. And yet the weather is a very important part of our lives. That at leastis the opinion of Barry Gromett, press office for the met office. This is located in Exeter, a pretty cathedral city in the southwest of England. Here employees – and computers supply weather forecasts for much of the world.
02. Ao conversar sobre a previsão do tempo, o texto mostra
A) o aborrecimento do cidadão britânico ao falar sobre banalidades.
B) a falta de ter o que falar em situações de avaliação de línguas.
C) a importância de se entender sobre meteorologia para falar inglês.
D) as diferenças e as particularidades culturais no uso de uma língua.
E) O conflito entre diferentes ideias e opiniões ao se comunicar em inglês
THE DEATH OF THE PC
The days of paying for costly software upgrades are numbered. The PC will soon be obsolete. And BusinessWeek reports 70% of Americans are already using the technology that will replace it. Merrill Lynch calls it “a $160 billion tsunami.” Computing
giants including IBM, Yahoo!, and Amazon are racing to be the first to Cash in on the PC – Kittling revolution. Yet, two little-known companies have a huge head start. Get their names in a free report from The Motley Fool called, “The Two Words Bill Gates
Doesn’t want you to Hear…
Bought to you by the Motley fool
03. Ao optar por ler a reportagem completa sobre o assunto anunciado, tem-se acesso a duas palavras que Bill Gates não quer que o leitor conheça e que se referem
A) aos responsáveis pela divulgação desta informação na internet.
B) às marcas mais importantes de microcomputadores do mercado.
C) aos nomes dos americanos que inventaram a suposta tecnologia.
D) aos sites da internet pelos quais o produto já pode ser conhecido.
E) às empresas que levam vantagem para serem suas concorrentes.
MILLENIUM GOALS
04. Definida pelos países membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural, esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles:
A) O combate à AIDS e a melhoria do ensino universitário.
B) A redução da mortalidade adulta e a criação de parcerias globais.
C) A promoção da igualdade de gêneros e a erradicação da pobreza.
D) A parceria global para o desenvolvimento e a valorização das crianças.
E) A garantia da sustentabilidade ambiental e combate ao trabalho infantil.
05. Para empregar um verbo no Simple Future empregamos o auxiliar Will. Tendo como base essa afirmativa veja as sentenças abaixo:
Do you believe Maurício will hand us his report in time for the next meeting?
By 2050 Brazil will have overcome many of its social problems.
I cant’t go out with you next Sunday, I will be working.
Constatamos que está/estão correta(s):
a) Apenas a I b) Apenas a II
c) Apenas a III d) Todas as sentenças
e) Nenhuma
06. (FMU- SP) Leia a sentença abaixo e marque a opção cujo pronome possessivo estão empregados corretamente – “Mrs. Taylor and…son are not satisfied with…new TV set”.
a. his- their b. her – their
c. their – ours d. her – them
e. his - them
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