terça-feira, 21 de junho de 2011

SIMULADO 2º ANO QUARTA FEIRA

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
2º ANO  L. PORTUGUESA  – PROFESSORAS: ELENILCE, HENRIQUE JORGE, LUCIVADA e PATRÍCIA
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________



Leia o texto abaixo.
Darwin
            A teoria da Evolução, de Charles Darwin, faz 150 anoS e continua sendo indispensável para entender os seres vivos. O cientista, que completaria 200 anos se estivesse vivo, chocou a sociedade com suas ideias de que as espécies não são estáticas e que elas mudaram e mudam constantemente de acordo com o ambiente. Pela seleção natural – expressão cunhada por ele –,somente as mais adaptadas sobrevivem e passam as novas características a seus descendentes. De acordo com seus estudos, todos os seres vivos descendem de uma ameba original que, a partir de mutações, deu origem a todas as espécies. Ao descobrir que obedecemos às mesmas regras evolutivas dos chimpanzés, das orquídeas e até dos fungos e bactérias, o naturalista inglês tirou o ser humano do centro da criação e mostrou que o homem não tem um papel tão especial para a natureza biológica como se acreditava. Esses estudos se confrontaram com a teoria criacionista, que acredita que as espécies foram criadas por Deus, conforme é descrito na Bíblia. Ao comprovar sua teoria com embasamento científico, ele mostrou uma nova explicação para  a origem da vida e abriu espaço para o avanço da genética.
                                                                                                                          Revista Galileu Vestibular, n°7. Maio de 2009,p.84.(p110077A9_SUP)       

01. Nesse texto, a principal informação veiculada é sobre.
a) a atualidade da nossa teoria de Darwin.                 b) a mutação constante das espécies.
c) a origem de todas as espécies.                               d) o caráter polêmico da teoria de Darwin.
e) o conteúdo da Teoria da Evolução.

02. Publicados quase que simultaneamente, Memórias Póstumas de Brás Cubas e o Mulato, ambos os romances praticamente inauguraram dois movimentos literários no brasil. Num deles, predomina a profundidade da análise psicológica, no outro, a preocupação com  as leis da hereditariedade e a influência do ambiente sobre o homem.

a) o modernismo e pós-modernismo.           b) o Futurismo e o surrealismo.            
c) o Barroco e o Trovadorismo.                      d) o Romantismo e o Ultra-romantismo.                     e) o Realismo e Naturalismo.

03. Em que alternativa aparecem dois substantivos do gênero masculino?

a) cal, dinamite                   b) lança-perfume, champanha.             c) alface, telefonema. 
d) gengibre, omoplata.       e) formicida, sentinela.



Como os insetos se comunicam?

            Os insetos comunicam-se por meio da emissão de sons, odores – denominados feromônios – ou pelo tipo de alimento que encontram. Dentre  os que produzem sons, os mais conhecidos são os gafanhotos, os grilos, as cigarras e as esperanças. O som desses insetos é  obtido por estridulação, ou seja, atritando uma parte do corpo, asas ou pernas, contra a outra. Em geral, somente os machos têm um órgão estridulatório, tendo como finalidade a atração  das fêmeas  para o acasalamento.
            Os feromônios são substâncias químicas produzidas pelos insetos e que, quanto lançados no interior, funcionam como mensageiros  químicos  para animais de uma mesma espécie.
Eles produzem comportamentos ou efeitos  particulares, como  aproximação de sexos, agregação de indivíduos em uma determinada área, marcação de caminhos e trilhas, alarme, dispersão, territorialidade etc. Entre as borboletas e mariposas, por exemplo , a acasalamento acontece por meio da emissão de um feromônio sexual, normalmente emitido pela fêmea para a atração do  macho; já as  formigas liberam um mensageiro químico de marcação de trilha; e os pulmões um de alarme.
            As abelhas, além dos feromônios, também se comunicam  por meio do tipo de alimento que é encontrado na natureza. Se um   indivíduo encontra um alimento que  identifica como bom, ele vai  em busca de outros da espécie que o seguirão de volta ao local onde a comida foi achada.

04.  Leia novamente o texto “ Como os insetos se comunicam?” para responder à questão abaixo.
No trecho “Eles produzem...” o pronome destacado refere-se a:

a) animais.            b) feromônios.          c) insetos.              d) machos.                 e) mensageiros.

05. Os poemas de Álvares de Azevedo desenvolvem atmosferas variadas que vão do lirismo mais ingênuo ao erotismo, com  toques de  ironia, tristeza, zombaria, sensualidade, tédio e humor. Estas características  demonstram:
a)  a  carga de brasilidade do seu autor.                      
b) a preocupação do autor com os destinos de seu país.
c) os aspectos neoclássicos que ainda persistiam nos versos desse autor.
d) o ultrarromantismo, marcante  nesse autor.
e) o aspecto social de seus versos.

06. Nas séries de palavras a seguir, há uma em que todos os substantivos, apesar de terminados em a, são masculinos.
a) banana, cura, poeta, profeta.             b) profeta, omoplata, corneta, nauta.          
c) profeta, nauta, agiota, pirata.               d) pampa, cura, profeta, pirata.                                              e) banana, cura, profeta, pirata.

07. “ O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. Afetuosa porque geralmente o usamos para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido. E precavida porque também o usamos  para desarmar certas palavras que, por sua forma original, são ameaçadoras demais.” (VERÍSSIMO, Luis Fernando. Diminutivos.)
A alternativa inteiramente de acordo com a definição do autor de diminutivo é:

a) O iogurtinho que vale por um bifinho.
b) Ser brotinho é sorrir dos homens e rir interminavelmente das mulheres.
c) Gosto muito de te ver, Leãozinho.
d) Essa menininha é terrível.
e) Vamos bater um papinho. 

08. A manchete abaixo apresenta ambiguidade sintática, que é desfeita pelo conteúdo do texto que lhe segue.

Reino Unido pode taxar fast food contra obesidade

       O Reino Unido estuda cobrar taxa de empresas de fast food para financiar instalações esportivas e o combate à obesidade. Segundo um relatório, a obesidade no país cresceu quase 400%em 25 anos, e, se continuar aumentando, pode superar o cigarro como maior causa de mortes prematuras. Governo e empresas locais têm sido criticados por não combaterem o problema.
Folha de S. Paulo,7 jun.2004.

     Inspirados no texto Reino Unido pode taxar fast food contra obesidade, poderíamos construir as manchetes abaixo. Aponte a opção em que a manchete expressa uma relação causal entre os elementos envolvidos. Tenha em mente que nem todas as cinco manchetes refletem a ideia central do texto.
a) governo combate a obesidade.                                   b) Governo financia instalações esportivas
c) Governo cobra taxas de empresas de fast food        d) Obesidade provoca morte
e) Obesidade cresce 400% em 25 anos

09.  Nesta tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para:

  



a) condenar a prática de exercícios físicos.                 b) valorizar aspectos da vida moderna.
c) desestimular o uso das bicicletas.                         d) caracterizar o diálogo entre gerações.
e) criticar a falta de perspectiva do pai.

10.  A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a


  
  


A) relações pessoais e o avanço tecnológico.     
B) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos.
C) inclusão digital e a modernização das empresas.
D) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado.
E) revolução informática e a exclusão digital.









ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
2º ANO  BIOLOGIA – PROFESSORES: PRISCILA, EMMANUELA, NEUSAMAR, VIVIANE
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________

01 ."Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o o pau-d´arco (Tabebuia serratifolia),a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês(Tabebuia aurea, Tabebuia alba,Cybistax antisyphilitica). O Cipó-de São-João( Pyrostegia) é também frequente naquela região."Considerando os critérios de classificação biológica, no texto são citados:

a) 3 gêneros e 3 espécies.               b) 3 gêneros e 4 espécies.            c) 3 gêneros e 6 espécies.
d) 4 gêneros e 4 espécies.               e) 4 gêneros e 6 espécies.

02. Considerando todos os seres vivos, estão descritos e catalogados quase dois milhões de espécies. Mas esse número está longe do total real: segundo algumas estimativas, pelo menos 50 milhões de espécies ainda não teriam sido descritas. O sistema de classificação usado hoje distribui os seres vivos em cinco grandes reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.Sobre a classificação dos seres vivos, é correto afirmar:

a) O reino monera é representado por seres pluricelulares destituídos de parede celular.
b) O reino protista é representado por organismos procariontes unicelulares com reprodução assexuada e sexuada.
c) O reino plantae é representado geralmente por seres procariontes unicelulares e autotróficos fotossintetizantes.
d) O reino fungi é representado por eucariontes que podem ser unicelulares ou ter o corpo formado por filamentos (hifas).
e) O reino animalia é representado apenas por seres procariontes pluricelulares.

03. " O Ministério da saúde estuda incluir quatro novas vacinas no calendário oficial do país já a partir de 2005. As vacinas contra rotavírus, varicela, pneumococo e meningococo poderão ser gratuitas e fazer parte do plano nacional da Imunização. Atualmente, fazem parte do calendário oficial; BCG(tuberculose), hepatite B, poliomelite, Hib (meningite), febre amarela (áreas endêmicas), tríplice viral e tríplice bacteriana."
As vacinas tríplice viral e tríplice bacteriana são administradas para evitar, respectivamente, as seguintes doenças:
a) rubéola, leptospirose e sífilis / gonorréia, sarampo e tétano.
b)  gripe, sarampo e coqueluche / botulismo, sífilis e rubéola.
c)  sarampo, difteria e cólera / tétano, rubéola e coqueluche.
d)  gripe, herpes e coqueluche / cólera, botulismo e sífilis.
e) sarampo, caxumba e rubéola / difteria, coqueluche e tétano.

04. " Maré vermelha deixa o litoral em alerta.
Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como maré vermelha cobriu ontem um parte do canal de São Sebastião(...) e pode provocar a morte em massa de peixes. A secretaria de meio ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados."
A Maré vermelha é causada por:
a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para o consumo pelo homem ou pela fauna marinha.
b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha.
c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes  cidades litorâneas.
d) proliferação de liquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fictoplânton. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.
e) explosão populacional  das algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fictoplânton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.

05. Encontra-se às vezes, em certos ambientes, pedaços de pão recobertos por bolor. Explica-se esse fato porque o bolor representa:
a) uma colônia de bactérias que se desenvolvem a partir de uma única bactéria que contaminou o pão.
b) um conjunto de fungos originados de esporos existentes no ar e que se desenvolveram no pão.
c) o lêvedo usado no preparo do pão, que se desenvolveu e tomou uma coloração escura.
d) um agrupamento de micro- organismos que aparecem no pão por geração espontânea.
e) o resultado do apodrecimento da farinha utilizada no fabrico do pão.

06. Na região sul da Bahia, o cacau tem sido cultivado por meio de diferentes sistemas. Um deles, o convencional, a primeira etapa de preparação do solo corresponde à retirada da mata e à queimada dos tocos e das raízes. Em seguida, para o plantio da quantidade máxima de cacau na área, os pés de cacau são plantados próximos uns dos outros. No sistema chamado cabruca, os pés de cacau são abrigados entre as plantas de maios porte, espaço aberto criado pela derrubada de apenas das plantas de pequeno porte. Os cacaueiros dessa região têm sido atacados e devastados pelo fungo chamado vassoura-de-bruxa, que se reproduz em ambiente quente e úmido por meio de esporos que se espalham no meio aéreo. As condições ambientais em que os pés de cacau são plantados e as condições de vida do fungo vassoura-de-bruxa, mencionadas acima, permitem supor-se que sejam mais intensamente atacados por esse fungo os cacaueiros plantados por meio do sistema:

a) convencional, pois os pés de cacau ficam mais expostos ao sol, o que facilita a reprodução do parasita.
b) cabruca, pois os cacaueiros não suportam a sombra e, portanto terão seu crescimento prejudicado e adoecerão.
c) convencional, pois o calor das queimadas cria condições ideais de reprodução do fungo.
d) convencional, pois a proximidade entre os pés de cacau facilita a disseminação da doença.
e)cabruca, pois, na competição com outras espécies, os cacaueiros ficam enfraquecidos e adoecem mais facilmente.





ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
2º ANO  QUÍMICA – PROFESSORES: DEDA, EMMANUELA, NEUSAMAR, REGINÁRIA , VIVIANE
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01. Arroz e feijão formam um “par perfeito”, pois fornecem energia, aminoácidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro. Por exemplo, o arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão, e o aminoácido metionina é abundante no arroz pouco encontrado no feijão.
 A tabela seguinte apresenta informações nutricionais desses dois alimentos.

  


  
A partir das informações contidas no texto e na tabela, conclui-se que
a) os carboidratos contidos no arroz são mais nutritivos que os do feijão.
b) o arroz é mais calórico que o feijão por conter maior quantidade de lipídios.
c) as proteínas do arroz têm a mesma composição de aminoácidos que as do feijão.
d) a combinação de arroz com feijão contém energia e nutrientes e é pobre em colesterol.
e) duas colheres de arroz e três de feijão são menos calóricas que três colheres de arroz e duas de feijão.

02. Em determinadas situações, como o nervosismo ou alimentação inadequada, o ácido clorídrico (HCl) é produzido em grandes quantidades, causando acidez estomacal. Essa acidez pode ser regulada com o uso de antiácido composto de hidróxido de magnésio [Mg(OH)2] e hidróxido de alumínio [Al(OH)3], duas bases que reduzem a acidez gástrica em níveis normais. As reações que ocorrem estão representadas abaixo e são classificadas como:
    
      


 a)  reações de síntese.                    b)  reações de análise.          c)  reações de dupla troca.
d)  reações de deslocamento.         e)  reações de oxi-redução.

03. Desde que a terra se formou, a todo instante as substâncias nela presentes estão continuamente se transformando. Durante o dia as plantas transformam a água e o gás carbônico em glicose e oxigênio, por meio da fotossíntese. Pela respiração os seres vivos, em geral, convertem a glicose em gás carbônico e água. Para a química estas transformações são denominadas de:

a)  fenômenos físicos.   b)  fórmulas.   c)  equações.   d)  reações químicas.    e)  propriedade.

04. "Um dos grandes problemas das navegações do século XVI referia-se à limitação de água potável que era possível transportar numa embarcação. Imagine uma situação de emergência em que restaram apenas 300 litros (L) de água potável (considere-a completamente isenta de eletrólitos). A água do mar não é apropriada para o consumo devido à grande concentração de NaCl(25g/L), porém o soro fisiológico (10g NaCl/L) é. Se os navegantes tivessem conhecimento da composição do soro fisiológico, poderiam usar água potável para diluir água do mar de modo a obter o soro e assim teriam um volume maior de líquido para beber".
Que volume total de soro seria obtido com a diluição se todos os 300 litros de água potável fossem usados para este fim?
a) 100 L         b) 200 L         c) 300 L         d) 400 L         e) 500 L

05. "...Os legumes também devem ser colocados de molho com a casca, durante 30 minutos numa solução de um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária."
            O texto refere-se a recomendações que o jornal Folha de São Paulo (29/11/1991) faz para se evitar contaminação pelo bacilo do cólera. Se uma colher de sopa tem capacidade para 10 mL e a água sanitária usada contém 37,25g de hipoclorito de sódio (NaClO), por litro de produto, a solução para lavar os legumes tem molaridade aproximadamente igual a:

a) 0,005               b) 3,725               c) 0,745                d) 0,050               e) 0,025

06. Observe a tabela a seguir e assinale a molaridade das soluções nos três balões volumétricos.

Frasco
Volume
número de moles do soluto
Temperatura
1
1000mL
1 mol
20OC
2
500mL
0,5 mol
20OC
3
100mL
0,1 mol
20OC

a) 0,1M             b) 1M              c) 10 M             d) 0,01M             e) 1,1 M



ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
 ANO  EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSORA: LORA
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________


01. Segundo informações do Ministério da Saúde, a obesidade já mata mais do que a AIDS no Brasil; morre aproximadamente 80 mil pessoas por ano relacionadas ao excesso de peso. Marque abaixo (V) ou (F) para a  seqüência abaixo:

(     ) colesterol, bolemia, pressão alta
(     ) câncer, depressão, aids
(     ) diabete, hipertensão, problemas cardiovasculares e emocionais
(     ) colesterol, pressão alta, depressão
(     ) anorexia, bolemia, gordura no sangue

a) F, V, V, F, F         b) F, F, V, F, V        c) F, F, V, V, F        d) V, F, F, V, F         e) F, V, V, V, V

02.  A obesidade já mata mais do que a AIDS no Brasil. Segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde. Marque (V) ou ( F) para a seqüência abaixo:
(     ) maus tratos alimentares
(     ) tratamento de doenças
(     ) deixaram de comer hortaliças e frutas
(     ) consciência ecológica
(     ) resultados rápidos

a) F F V F F                b)V F V F F            c) V V F F V            d) F F V F F            e) V F F V F

03. Observe a imagem abaixo.







O voleibol é um dos esportes mais praticados na atualidade. Está presente nas competições esportivas, nos jogos escolares e na recreação. Nesse esporte, os praticantes utilizam alguns movimentos específicos como: saque, manchete, levantamento, bloqueio, toque, entre outros. Na sequência de imagens, identificam-se os movimentos de

a) sacar e colocar a bola em jogo, defender a bola e realizar a cortada como forma de ataque.
b) arremessar a bola, tocar para passar a bola ao levantador e bloquear como forma de ataque.
c) tocar e colocar a bola em jogo, cortar para defender e levantar a bola para atacar.
d) passar a bola e iniciar a partida, lançar a bola ao levantador e realizar a manchete para defender.
e) cortar como forma de ataque, passar a bola para defender e bloquear como forma de ataque.



04.  A obesidade é uma doença causada por excesso de peso. Marque a opção que considera correta:
a) sair da frente da TV e do computador e praticar atividades físicas
b) não praticar exercícios aeróbicos
c) é importante ter uma boa alimentação associada a exercícios físicos
d) pelo aumento da população
e) na infância e na adolescência obesidade é normal

05. Texto

Transtorno do comer compulsivo

O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da
bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha.
Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.
Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br. Acesso em: 1 maio 2009 (adaptado).

Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem a finalidade de
a) descrever e fornecer orientações sobre a síndrome da compulsão alimentícia.
b) narrar a vida das pessoas que têm o transtorno do comer compulsivo.
c) aconselhar as pessoas obesas a perder peso com métodos simples.
d) expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentação.
e) encaminhar as pessoas para a mudança de hábitos alimentícios.

06 .  Observe a imagem








Disponível em: http://algarveturistico.com/wp- content/uploads/2009/04/ptm-ginasticaritmica-
01.jpg. Acesso em: 01 set. 2010.
                      
O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é

a) a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em movimentação de intensidade máxima.
b) a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável período de tempo, sem perda da qualidade da execução.
c) um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesões.
d) a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção.
e) o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.

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