ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
JOSÉ MARTINS RODRIGUES
I SIMAR - 2011
1º ANO MATEMÁTICA – PROFESSORES: IVANA, GLAUBERTO, SUSANA E CINTIA.
ALUNO(A)___________________________ N° SEDE ( ) POLO( )_________________
04) Um lápis apontado mede 18 cm. A cada vez que se aponta esse lápis, o seu comprimento diminui 0,25 cm. Depois de ser apontado 53 vezes o tamanho do lápis será
A) 4,75 cm D) 7,50 cm
B) 5,85 cm E) 13,25 cm
C) 6,25 cm
05) O gráfico mostra a área desmatada da Amazônia, em Km², a cada ano, no período de 1988 a 2008.
A) o maior desmatamento ocorreu em 2004.
B) a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007.
C) a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001.
D) a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre entre 1997 e 1998.
E) o total de área desmatada em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60000 Km².
06) Na lei y = 3 + 2,5x , está relacionando o valor total (y), em reais, pago por um usuário que acessou a internet por x horas, em uma lan house. O valor pago por um usuário que acessou a rede por 5 horas é
A) R$2,50 D) R$12,50
B) R$5,50 E) R$15,50
C) R$7,50
07) A numeração usada na confecção de sapatos depende do comprimento do pé das pessoas. Os fabricantes de calçados brasileiros usam a fórmula, em que c é o tamanho do pé em cm e N é o número do calçado. Vamos observar como seria essa relação para algumas medidas de pés entre 20 cm e 30 cm.
A indústria brasileira não produz números intermediários de calçados, daí a importância de experimentá-los no momento da compra. A medida do pé de uma pessoa é de 32 cm, qual
é o número esperado para o calçado?
A) 46 D) 49
B) 47 E) 50
C) 48
08) Qual dos gráficos, abaixo, representa uma função: y = ax + b com a < 0 e b > 0 ?
09) Em uma cidade, os pedreiros cobram uma taxa fixa de R$ 32,00, mais R$ 13,00 por hora trabalhada. Quanto recebeu um pedreiro que trabalhou 8 horas?
A) R$ 104,00 B) R$ 136,00
C) R$ 269,00 D) R$ 360,00
E) R$ 520,00
10) Para uma receita de pão de queijo que rende 5 porções são necessários 500g de polvilho doce. Para fazer 30 porções dessa receita, quantos gramas de polvilho doce são utilizados?
A) 1200 g B) 2000 g
C) 2500 g D) 3000 g
E)3500 g
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
I SIMAR - 2011
1º ANO HISTÓRIA – PROFESSORES: VALDERY, TIM, VALDIANA.
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE ( ) POLO ( )__________________________
01. A Civilização Ocidental tem na Grécia antiga uma de suas fontes mais ricas. Um dos seus legados mais expressivos foi o termo e a noção de DEMOCRACIA. A respeito da prática da democracia entre os gregos da antiguidade, é correto afirmar:
( ) Na democracia ateniense, participavam com plenos direitos políticos apenas os "cidadãos".
( ) Entre os que eram atingidos pela restrição dos direitos políticos figuravam os metecos (estrangeiros) em Atenas.
( ) Os escravos, recrutados entre populações livres endividadas ou tomados como presas de guerra, gozavam de direitos políticos.
( ) Na democracia ateniense, participavam com plenos direitos políticos apenas os "cidadãos".
( ) Entre os que eram atingidos pela restrição dos direitos políticos figuravam os metecos (estrangeiros) em Atenas.
( ) Os escravos, recrutados entre populações livres endividadas ou tomados como presas de guerra, gozavam de direitos políticos.
( ) Muito embora o regime democrático tenha funcionado com perfeição em Atenas, jamais foi admitida a participação direta do "cidadão" no governo.
A) VFVF B) VVFF C)FFVV D)FVFV
A) VFVF B) VVFF C)FFVV D)FVFV
02. A Guerra do Peloponeso, ocorrida na Grécia entre 431 e 401 a.C., foi:
a) uma guerra defensiva empreendida pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de suas principais praças de comércio do Mar Mediterrâneo;
b) uma luta entre dórios e aqueus na época da ocupação do território grego que resultou na formação das cidades de Esparta e Atenas;
c) uma luta comandada pelas cidades de Esparta e contra a hegemonia da Confederação de Delos - liderada por Atenas - sobre o território grego;
d) uma guerra entre gregos e romanos, pelo desejo de implantação de uma cultura hegemônica sobre os povos do Oriente Próximo;
03. “Em verdade é maravilhoso refletir sobre a grandeza que Atenas alcançou no espaço de cem anos depois de se livrar da tirania... Mas acima de tudo é ainda mais maravilhoso observar a grandeza a que Roma chegou depois de se livrar de seus reis.” (Maquiavel, Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio).
Nessa afirmação, o autor
a) critica a liberdade política e a participação dos cidadãos no governo.
b) celebra a democracia ateniense e a República romana.
c) condena as aristocracias ateniense e romana.
d) expressa uma concepção populista sobre a antigüidade clássica. e) defende a pólis grega e o Império romano.
04. “Em todas as grandes civilizações que precederam a civilização
grega, e de que ela foi tributária (assírio-babilônica,
egípcia, fenícia, cretense), não se tinha visto nada de comparável
em termos de comportamento social e práticas institucionais”.
(Jean-Pierre Vernant, 1999.)
O autor está se referindo
(A) à escravidão. (B) ao politeísmo.
(C) à política. (D) à ciência.
05. Dentre os povos da antiguidade Oriental, um se destacou como de exímios navegadores e excelentes comerciantes. Eram os fenícios, cuja principal contribuição legada às civilizações posteriores foi o (a):
a) Organização das cidades-estado
b) Religião monoteísta
c) A democracia
d) O Alfabeto
06. “A criação de civilizações antigas estão ligadas a mitos e lendas que fundamentam de forma transcendente o governo e a tirania de lideres dispostos a se aproveitarem desse fator para ludibriar seus súditos fiéis, no caso do império romano não foi diferente, pois, suas origens mitológicas estão fundamentadas numa lenda que conta a fundação do império e legitima o governo tirânico dos imperadores”
Sobre o mito da criação de Roma é verdade afirmar que;
a) Gaia e Urano deram vida Zaus que matando seu pai fundou Roma;
b) Rômulo e Remo, irmãos criados por uma loba, após a morte de Remo, Roma foi fundada por Rômulo;
c) Odisseu, após cumprir suas tarefas fundou Roma como prêmio por seu trabalho;
d) Numa batalha entre Hércules e Rômulo, Rômulo fundou Roma como prêmio pela vitória.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
I SIMAR - 2011
1º ANO FILOSOFIA – PROFESSORES: VALDERY, TIM, VALDIANA.
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE ( ) POLO ( )_______________________
01. Filosofia é uma palavra de origem grega, formada por duas outras palavras: philos, que significa “amigo” e shofia que significa “sabedoria”. Filosofia, portanto seria a amizade, ou o amor pela sabedoria. Mas que tipo de sabedoria é essa que a filosofia busca? Marque a afirmativa correta:
a) A sabedoria do cotidiano, dos mitos, da religião, da arte.
b) A sabedoria das ciências da natureza (química, física, biologia.)
c) Uma sabedoria própria que busca pensar o sentido e a razão das coisas.
d) Uma sabedoria que busca compreender a vida pessoal de cada pessoa.
02. Durante muito tempo os primeiros filósofos gregos compartilharam de crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional. Os gregos cultuavam uma serie de deuses e relatando a vida desses deuses e seu envolvimento com os homens, os gregos criaram uma rica mitologia. Sobre os mitos é correto afirmar que:
a) Mitos são narrativas de origem duvidosas que não podemos considerar como uma existência real, mesmo fazendo parte da tradição cultural de um povo.
b) Os mitos sempre utilizam a razão para explicar a realidade.
c) Os mitos são narrativas que não valorizam as crenças, valores, religiões do povo.
d) Os mitos são modos de explicar as coisas e tornam-se verdadeiros pelas tradições culturais.
03. A filosofia nasce de um espanto. Busca o sentido das coisas através da reflexão. Reflexão sobre o conhecimento que as palavras expressam. Nesse sentido, a filosofia não se preocupa somente com o porquê das coisas, é também a busca por respostas. Marque a única opção que não corresponde ao objetivo da filosofia:
a) A filosofia busca o fundamento do que existe, ela se interessa por questionar sobre o porquê das coisas.
b) As explicações dadas pela filosofia são um produto de um esforço racional, por isso é que podemos dizer que ela se utiliza do pensamento e da reflexão.
c) Quando dizemos que a filosofia é uma atitude de amor à sabedoria, e porque ela é uma atividade humana que esta na constante busca pelo saber.
d) A filosofia se interessa em saber como age cada pessoa, investigando inclusive sua vida pessoal.
04. Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia entre os séculos VI e VII a.C., promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional. Essa passagem ocorreu, no entanto, durante longo processo histórico. Analise e considere as alternativas a seguir:
( ) O período pré-socrático foi dominado, em grande parte, pela investigação da natureza e essa investigação tinha um caráter cosmológico.
( ) Os sofistas, considerados os mestres da argumentação ,caracterizavam-se pelo interesse no próprio homem e nas relações políticas do homem com a sociedade.
( ) As lições dos sofistas tinham como objetivo o desenvolvimento da argumentação e da habilidade retórica.
( ) Os sofistas eram vendedores viajantes, que por determinado preço vendiam ensinamentos matemáticos.
a) VFVF c) VVVF b) VVFV d) FVVF
05. Sócrates era um dos mais sábios dos atenienses, conversava com todos e buscava entender o que lhes diziam. A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia e a maiêutica. No grego “ironia” quer dizer “interrogação”. De fato, Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. Já a maiêutica ajuda aos discípulos de Sócrates a conceberem suas próprias idéias. Nesse contexto Sócrates passou a ser considerado um elemento perturbador da democracia ateniense. Entre os motivos destacavam-se:
a)Sócrates não dava importância à condição socioeconômica de seus discípulos.Dialogava com ricos e pobres e cidadãos.
b)Excluía de seus diálogos mulheres, pobres e escravos, uma vez que estes eram considerados inferiores na sociedade ateniense.
c)Respeitava rigorosamente a ordem vigente imposta pelas classes dominantes.
d)Construía um ideal de “lealdade” frente a elite dominante, e sucessivamente tinha uma conduta favorável a “injustiça”.
06. Protágoras de Abdera é considerado o primeiro e um dos principais sofistas , tinha como principio básico de sua doutrina a idéia de que o homem é a medida de tudo o que existe. Conforme essa concepção , todas as coisa são relativas às disposições do homem, isto é, o mundo é o que o homem constrói e destrói. Por isso não haveria verdades absolutas. A filosofia de Protágoras sofreu criticas em seu tempo por dar margem ao subjetivismo. De acordo com o subjetivismo é correto afirmar que:
a) tal coisa é verdadeira se pra mim parece verdadeira. b) tal coisa é verdadeira se para todos parece verdadeira.
c) tal coisa é falsa se todos concordarem como falsa. d) tal coisa é verdadeira se pra mim parece falsa.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
I SIMAR - 2011
1º ANO INGLÊS – PROFESSORAS: ELENILCE e ELIONETE
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE ( ) POLO ( )__________________________
Swine flu doesn´t you
NEARLY two thirds of children and Young people are not worried about swine flu.
We asked you on www. firstnews.co.uk to tell us whether you are worried or not about swine flu. More than 1,500 of you voted and 63% said you were not worried about the virus.
This comes at the same time as a new handwashing campaign is launched in Scottish school year. Pupils in Scotland are the first to start the new school year. It is hoped that by encouraging everyone to wash their hands fewer people will catch swine flu.
A vaccine will soon be available and it will be given to people with existing health problems first. Do you agree with the poll? Tell us why you are or are not worried about swine flu. Write to newsdesk@firstnews.co.uk.
RELP
Asked - pediu Health – de saúde
Tell – dizer Agree – concordar
Whether – se Poll – enquete
Worried – preocupado Flu – gripe
Said – dizer Pupils- alunos
About – aproximadamente; com
Handwashing – higienização
Launched – lançado Soon – Em breve
Available – disponivel Given – Dada
01. As frases a seguir são afirmativas (A), negativas (N) ou interrogativas (I)?
a) Smine flu doen1t brother you.
b) Pupils in Scotlend are first to start the new school year.
c) Do you agree with the poll?
d) 63% said you were not worried about the virus.
e) Tell us why you are or are not worried about swine flu.
02. As frases a seguir expressam ideia de presente (Pr), passado (Pa) ou futuro (F)?
a) A vaccine will soon be available.
b) More then 1,500 of you voted.
c) Nearly two thirds of children and young people are not worried about swine flu.
d) We asked you on www. firstnews.co.uk
e) It is hoped that by encouraging everyone to wash their hands.
03. Qual é o assunto do texto?
a) Uma pesquisa sobre a gripe suína.
b) As causas da gripe suína.
c) Os tratamentos para a gripe suína.
d) Um site sobre a a gripe suína.
e) Vacina contra a gripe suína.
04. Quais são as palavras-chave (Key words) do texto?
a) We, this, to, by, about
b) children, more, vírus, people
c) swine flu, worried, wash, hand, vaccine
d) campaing. Worried, virus, Pupils
e) people, school, swine flu, hands
05. Quem receberá a vacina primeiramente?
a) As crianças
b) As pessoas que responderem à pesquisa.
c) As pessoas com problemas de saúde preexistentes.
d) Idosos.
e) Alunos
06. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa verdadeira sobre o texto
I - A maioria dos informantes teve gripe suína.
II - A maioria dos informantes não está preocupada com a gripe suína.
III - A maioria dos informantes não lava as mãos regularmente.
IV - A maioria dos contaminados com a gripe suína é criança.
a) Apenas I e II são verdadeiras
b) Apenas II e III são verdadeiras
c) Todas são verdadeiras
d) Apenas II é verdadeira
e) Apenas I e IV são verdadeiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário