segunda-feira, 20 de junho de 2011

SIMULADO 3º ANO TERÇA FEIRA

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
3º ANO  - FÍSICA – PROFESSORES: EDUARDO, SUSANA, NEUSAMAR
ALUNO(A)___________________    N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________
01. Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.



  
Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporta a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o:
A) azul.              B) preto.         C) laranja.          D) amarelo.           E) vermelho.

02. A energia elétrica consumida nas residências é medida,em quilowatt-hora, por meio de um relógio medidor de consumo. Nesse relógio, da direita para esquerda,tem-se o ponteiro da unidade, da dezena, da centena e do milhar. Se um ponteiro estiver entre dois números,considera-se o último número ultrapassado pelo ponteiro. Suponha que as medidas indicadas nos esquemas seguintes tenham sido feitas em uma cidade em que o preço do quilowatt-hora fosse de R$ 0,20

 



FILHO , A.G.; BAROLLI, E. Instalação Elétrica. São Paulo: Scipione,1997.
O valor a ser pago pelo consumo de energia elétrica registrado seria de
A) R$ 41,80.        B)R$ 42,00.       C) R$ 43,00.       D) R$ 43,80.        E) R$ 44,00.

03.  O alumínio se funde a 666oC e é obtido à custa de energia elétrica, por eletrólise – transformação realizada a partir do óxido de alumínio a cerca de 1 000oC. A produção brasileira de alumínio, no ano de 1985, foi da ordem de 550 000 toneladas, tendo sido consumidos cerca de 20kWh de energia elétrica por quilograma do metal. Nesse mesmo ano, estimou-se a produção de resíduos sólidos urbanos brasileiros formados por metais ferrosos e não ferrosos em 3 700 t/dia, das quais 1,5% estimam-se corresponder ao alumínio.([Dados adaptados de] FIGUEIREDO, P. J. M. A sociedade do lixo: resíduos, a questão energética e a crise ambiental. Piracicaba: UNIMEP,1994).
Suponha que uma residência tenha objetos de alumínio em uso cuja massa total seja de 10 kg (panelas, janelas, latas etc.). O consumo de energia elétrica mensal dessa residência é de 100kwh. Sendo assim, na produção desses objetos utilizou-se uma quantidade de energia elétrica que poderia abastecer essa residência por um período de :

a)1 mês          b) 2 meses             c) 3 meses             d) 4 meses           e) 5 meses.

4)Observe a tabela a seguir. Ela traz especificações técnicas constantes no manual de instruções fornecidas pelo fabricante de uma torneira elétrica.



  

Considerando que o modelo de maior potência da versão 220 V da torneira suprema foi inadvertidamente conectada a uma rede com tensão nominal de 127 V, e que o aparelho estar configurado para trabalhar na sua máxima potência. Qual o valor aproximado da potência ao ligar a torneira?
A) 1.830W             B) 2.800 W              C) 3.200 W               D) 4.030 W          E) 5.500

5) Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica a resistência elétrica do circuito diminui muito, estabelecendo-se nele uma corrente muito elevada. O superaquecimento da fiação, devido a esse aumento da corrente elétrica, pode ocasionar incêndios, que seriam evitados instalando-se fusíveis e disjuntores que interrompem essa corrente, quando a mesma atinge um valor acima do especificados nesses dispositivos de proteção. Suponha que um chuveiro instalado em uma rede elétrica de 110 v, em uma residência possua três posições de regulagem da temperatura da água. Na posição verão utiliza 2100 w, na posição primavera, 2400 w e na posição inverno, 3200 w. Deseja-se que o chuveiro funcione em qualquer uma das três posições de regulagem de temperatura, sem que haja risco de incêndio. Qual deve ser o valor mínimo adequado do disjuntor a ser utilizado?

A) 40A            B) 30A              C) 25ª              D) 23A           E) 20A

6) Considere a seguinte situação hipotética: ao preparar o palco para a apresentação de uma peça de teatro, o iluminador deveria colocar três atores sob luzes que tinham igual brilho e os demais, sob luzes de menor brilho. O iluminador determinou, então, aos técnicos que instalassem no palco oito lâmpadas incandescentes com a mesma especificação (L 1 a L 8), interligadas em um circuito com uma bateria, conforme mostra a figura.

  
   
Nessa situação, quais são as três lâmpadas que acendem com o mesmo brilho por apresentarem igual valor de corrente fluindo nelas, sob as quais devem se posicionar os três atores?
A) L1 , L2 e L3
B) L2 , L3 e L4
C) L2 , L5 e L7
D) L4 , L5 e L6
E) L4 , L7 e L8


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
3º ANO  - GEOGRAFIA  – PROFESSORES: JULIANA, KERLY, TIM, VALDIANA.
ALUNO(A)___________________    N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________

01. Observe a figura:






 O esquema representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?
a) Plantio direto.
b) Associação de culturas.
c) Implantação de curvas de nível.
d) Aração do solo, do topo ao vale.
e) Terraceamento na propriedade.

02.  A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
b) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
c) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água da água baixa.
d) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
e) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.

03.  O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.
II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.
III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.
IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização, nela predominou-se uma grande produção de cana-de-açúcar e pecuária.
Está correto o contido em:
a) I e II, apenas.               b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.          d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

04. Numere a coluna 2 de acordo com a 1.
Coluna 1
(1) Região Norte                   (2) Região Nordeste
(3) Região Centro-Oeste       (4) Região Sudeste
(5) Região Sul
Coluna 2
(     ) Reúne um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano - IDH - do país, com problemas graves como altas taxas de mortalidade infantil, desnutrição e analfabetismo.
(     ) É responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto - PIB - do país. A descoberta de uma grande reserva petrolífera no campo de Tupi, na Bacia de Santos, abre uma importante fronteira para exploração de petróleo e gás natural no país.
(     ) Enfrenta o desafio de aliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Seu setor agropecuário tem destaque no cenário brasileiro e possui grande parte do rebanho bovino no país.
(     ) Nos últimos anos, seu crescimento tem ocorrido à custa de atividades responsáveis por grandes impactos ambientais como pecuária extensiva, avanço da agricultura com destaque para a lavoura de soja, e da extração de madeira.
(     ) Apresenta os melhores indicadores de mortalidade infantil, educação e saúde. Sua industrialização tem destaque nos setores automobilístico, metalúrgico e têxtil. O setor de serviços também é bem desenvolvido.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
a) 3 2 1 4 5           b) 3 1 5 4 2            c) 2 1 3 4 5
d) 5 4 3 2 1       e) 2 4 3 1 5

05.  Em 1997, foi instituída a Política Nacional de Recursos Hídricos, em sua implementação ela considera como unidade territorial, para avaliar e monitorar a quantidade de água disponível, a área de capacitação  da água precipitada, demarcada por divisores topográficos, na qual toda a água captada converge para um único ponto de saída. Essa é a denominação de Bacia Hidrográfica. Sendo assim, são exemplos de bacias hidrográficas brasileiras:
a) Bacia do Rio Amazonas, Bacia de Santos, Bacia do Rio Tocantins.
b) Bacia do Rio Amazonas, Bacia do Rio São Francisco, Bacia do Rio da Prata
c) Bacia do Rio São Francisco, Bacia de Santos, Bacia do Rio da Prata
d) Bacia do Rio da Prata, Bacia Costeira, Bacia do Solimões
e) Bacia de Santos, Bacia do Rio da Prata, Bacia do Solimões

06. Os conceitos de solo estão relacionados as atividades humanas que neles se desenvolvem e as ciências que o estudam. Para a mineração, solo é um detrimento que deve ser separado dos minerais explorados e depois removidos. Na Geografia, há duas ciências que nos dá uma conceituação do solo, estabelecendo o seguinte:
I – Considera solo a parte natural e integrada a paisagem que dá suporte as plantas que nele se desenvolvem.
II – Define solo como um meio natural ao qual o homem cultiva plantas, interessando-se pelas características relacionadas a produção agrícola.
Sendo assim, essas das ciências são respectivamente:
a) Geologia e Meteorologia
b) Pedologia e Meteorologia
c) Pedologia e Edafologia
d) Geologia e Edafologia
e) Meteorologia e Geologia

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
3º ANO  - SOCIOLOGIA  – PROFESSORES: JULIANA, KERLY, TIM, VALDIANA.
ALUNO(A)___________________    N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________

01. “A indústria cultural não cessa de lograr seus consumidores quanto àquilo que está continuamente a lhes prometer. A promissória sobre o prazer, emitida pelo enredo e pela encenação, é prorrogada indefinidamente: maldosamente, a promessa a que afinal se reduz o espetáculo significa que jamais chegaremos à coisa mesma, que o convidado deve se contentar com a leitura do cardápio. [...] Cada espetáculo da indústria cultural vem mais uma vez aplicar e demonstrar de maneira inequívoca a renúncia permanente que a civilização impõe às pessoas. Oferecer-lhes algo e ao mesmo tempo privá-las disso é a mesma coisa”. (ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 130-132.)
       Com base no texto e nos conhecimentos sobre indústria cultural em Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:
a) A indústria cultural tem um desempenho pouco expressivo na produção dos desejos e necessidades dos indivíduos, mas ela é eficiente no sentido de que traz a satisfação destes desejos e necessidades.
b) A indústria cultural planeja seus produtos determinando o que os consumidores desejam de acordo com critérios mercadológicos. Para atingir seus objetivos comerciais, ela cria o desejo, mas, ao mesmo tempo, o indivíduo é privado do acesso ao prazer e à satisfação prometidos.
c) O entretenimento que veículos como o rádio, o cinema e as revistas proporcionam ao público não pode ser entendido como forma de exploração dos bens culturais, já que a cultura está situada fora desses canais.
d) A produção em série de bens culturais padronizados permite que a obra de arte preserve a sua capacidade de ser o suporte de manifestação e realização do desejo: a cada nova cópia, a crítica se renova.

02. "A feijoada criada por escravos é apropriada, e transformada em símbolo nacional
rompendo barreiras, grupais enquanto, símbolo de negritude pode, ser um elemento "perigoso", expressão de tensões sociais.Transformada em símbolo de nação, sofre uma "depuração" de seus elementos identificadores étnicos originais".
Em relação ao texto acima a feijoada pode ser transformada em um:
a) Símbolo indígena           b) Símbolo japonês
c) Símbolo nacional
d) Símbolo americano

03. Quase todos entramos em contato com jornais, revistas, livros, cinema, rádio ou televisão. Quando absorvamos a cultura que aí se veicula estamos consumindo um produto da indústria cultural que pode sair de fábrica de CDs, editoras, etc. ou veiculada pelos meios de comunicação de massa.
Analise a imagem considerando a indústria cultural e marque a opção correta.




  
a) A indústria mundial transformou a cultura em um produto que se comercializa entre os países.
b) A indústria cultural não deixa a ideia de homogeneidade entre os países.
c) A indústria cultural como cultura de massa não deve atingir um numero maior de pessoas.
d) Os meios de comunicação de massa não tentam forjar a essência da brasilidade, dando a ideia de que somos únicos.

04. A lei n° 10.984, de 5/11/2001,em seu artigo 1° diz: “ será punida toda manifestação atentatória ou discriminatória contra cidadão homossexual, bissexual ou transgênico”. Como é chamado o termo para designar o completo emocional que, no entender, seria a causa da violência criminosa contra os homossexuais?
a) Xenofobia                 b) homofobia    
c) Sexualidade              d) Homofonia

05. Quando se questiona as pessoas quanto ao conceito sobre cultura brasileira surgem diversas abordagens, onde muitas vezes as fazem considerar que elas mesmas não estão inseridas na cultura, ou seja,que elas não são formadores e/ou mantenedores de cultura. Analise as alternativas e marque a opção correta:
A) A cultura brasileira é homogenia, isto é, todos gostam de futebol, de samba e são altamente religiosos.
b) A cultura não se modifica conforme mudam as normas e entendimentos de uma sociedade.
c) A cultura é transmitida de geração para geração, adquirida pela aprendizagem, é criação exclusiva dos seres humanos e múltipla e variável no tempo e no espaço.
d) O termo cultura inclui apenas manifestações artísticas de um povo.

06.  “A Força Aérea me condecorou por matar dois homens e me expulsou por amar um.” Quem disse essa frase foi Leonardo Matlovich, soldado da Força Aérea Americana, condecorado por sua atuação na Guerra do Vietnã, e expulso em 1975 da corporação por ser homossexual. Analise o texto e marque a opção que demonstra o tipo de ação foi realizada por parte da corporação.
A) Preconceito e respeito
b) Discriminação e solidariedade
c) Preconceito e solidariedade
d) Preconceito e discriminação

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
3º ANO – ESPANHOL – PROFESSORA: JULIANA
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________

CONCIENCIA INTERCULTURAL

    Solemos aprender una nueva lengua porque queremos comunicarnos y contactar con personas de otras culturas en diferentes contextos de la vida cotidiana. Cuando aprendemos una lengua, estudiamos la gramática, el vocabulario, la pronunciación, etc. Sin embargo, no es suficiente; todo lo que se dice depende de un contexto social, por lo que es muy importante no sólo conocer cuál es el significado de una frase en la teoría, sino que también hay que saber reconocer su significado social, es decir, lo que representa en uma situación concreta. Cuando aprendemos una lengua, casi sin darnos cuenta, desarrollamos una conciencia cultural que resulta esencial para comunicarnos con las personas de esa cultura, sabiendo elegir qué decir en cada momento. Interculturalidad es el concepto que se utiliza para explicar lo que ocurre cuando personas de más de una cultura se ponen en contacto e intentan comunicarse y comprenderse. Lo ideal no es que la cultura de una de ellas predomine sobre la otra, sino que exista la conciencia de que todos somos diferentes, pero también que todos podemos ser flexibles y entender contextos diferentes a los propios. Uma persona que esté aprendiendo una nueva lengua, va necesariamente aprendiendo también una nueva cultura. De ella depende sumergirse en ésta y aprender sus usos sociales, o quedarse tan sólo en lo superficial. Cuanto más se sabe sobre una cultura, mejor se podrá uno expresar en ella, y hacer de mediador entre las dos culturas. Tener conciencia intercultural puede ser, por ejemplo, tener un especial cuidado a la hora de expresarnos para no confundir (o incluso ofender) a las personas con las que hablamos, utilizar estratégias para facilitar la comprensión, pero, desde luego, intentar evitar ser demasiado crítico cuando algo falle, intentar acomodarse a contextos culturales diferentes y evitar situaciones de conflicto. Conciencia intercultural, en definitiva, viene a ser el proceso por el cual nos fijamos en las diferencias y similitudes entre dos culturas y cómo nos adaptamos a estas circunstancias para comprendernos y comunicarnos mejor. Sabremos hablar mejor o peor una lengua, pero siempre tendremos una mente abierta para saber comprender.

01.  El principal propósito del autor es:
a) analizar los aspectos sociales existentes en diferentes partes del mundo.
b) estimular la tolerancia mutua entre diferentes culturas cuando se aprende otra lengua.
c) describir procedimientos metodológicos para el aprendizaje de lenguas extranjeras.
d) sentar pautas para la convivencia pacífica entre personas de nuevas culturas.
e) defender el buen uso del término interculturalidad en el mundo actual.

Para responder a la cuestión 02, analice las afirmativas sobre el texto y rellene los paréntesis con V para verdadero y F para falso.
(     ) Tener sensibilidad asegura el correcto aprendizaje de un idioma extranjero.
(     ) El buen aprendizaje de una lengua extranjera incluye saber asimilar otras culturas.
(     ) Desarrollar una conciencia intercultural, implica no herir susceptibilidades.
(     ) Aprender una lengua extranjera enriquece lo cotidiano.
(     ) Para comprender una cultura diferente de La nuestra, debemos ser tolerantes.

02. La secuencia correcta en el rellenado de los paréntesis, de arriba hacia abajo, es:
a) F – V – F – F – F            b) F – V – F – V – F
c) V – V – V – F – F            d) F – V – V – F – F
e) F – V – V – F – V

03. La estructura que podría sustituir  “Sabremos hablar mejor o peor una lengua, pero siempre hay que tener una mente abierta para saber comprender”, sin alterar el sentido de la frase, es:

a) Siempre que tengamos una mente abierta para saber comprender, conseguiremos hablar mejor una lengua.
b) A pesar de que hablemos mejor o peor una lengua, todavía tendremos una mente abierta para saber comprender.
c) El tener una mente abierta para saber comprender, depende de que hablemos mejor o peor lengua.
d) Debemos tener una mente abierta para saber comprender, ya sea que hablemos mejor o peor una lengua.
e) Según hablemos mejor o peor una lengua, podremos abrir la mente para saber comprender.

04. La expresión ”Solemos aprender” puede se sustituida, sin cambiar el significado de la oración, por:
a) Tenemos que aprender.
b) Procuramos aprender.
c) Seguramente aprendemos.
d) Generalmente aprendemos.
e) Debemos aprender.

05.  La expresión “intentar acomodarse” este conjugado en:
a) Presente del modo Subjuntivo
b) Gerundio
c) Presente del modo adjetivo
d) Preterito Perfeito del modo subjuntivo
e) Pretérito imperfeito del modo subjuntivo.

06..  Responder a la cuestión 06 en base a los dos textos y a lãs afirmativas presentadas abajo:

I – discurre sobre asuntos de actualidad.
II – aborda temas que contemplan situaciones reales.
III – rechaza ideas prejuiciosas.
IV – analiza asuntos de cuño científico.

El análisis de las afirmativas permite concluir que están correctas solamente:
a) I y II
b) I y IV
c) II y III
d) II y IV
e) III y IV


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