segunda-feira, 20 de junho de 2011

SIMULADO 2º ANO TERÇA FEIRA

                                                    ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
                                    JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                                               I º SIMAR – 2011
2º ANO – Fisica PROFESSORES: Eduardo, Susana, Neusamar
ALUNO(A):_____________________Nº:_______-- Sede( ) Polo( )_______________________________
01.  A maioria das substâncias, ao se fundirem, aumenta de volume. Para essas substâncias, como a prata , por exemplo, um aumento de pressão faz com que a temperatura de fusão, é necessário o fornecimento de calor para o seu aquecimento. Considere agora a seguinte frase com lacunas:
Para as substâncias que se contraem ao se fundir, como a água, por exemplo, ____________ de Pressão faz _____________ a temperatura de fusão, ______________ a passagem de sólidos a líquido.
Para completar corretamente a frase, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:
a)aumento; diminuir; favorecendo.
b)aumento; aumentar; dificultando.
c)redução; diminuir; favorecendo.
d)redução; aumentar; favorecendo.
e)redução; diminuir; dificultando.
02. A tabela a seguir registra a pressão atmosférica em diferentes altitudes e o gráfico relaciona a pressão de vapor da água com a temperatura:




         Um liquido num frasco aberto, entra em ebulição a partir do momento em que a pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Determine a opção correta, considerando a tabela, o gráfico e os dados apresentados sobre as seguintes cidades:
A temperatura de ebulição:
a) Será maior em Campos do Jordão.
b) Será menor em Natal.
c) Será menor no Pico da Neblina.
d) Será igual em Campos do Jordão e Natal.
e) Não dependerá da altitude.

03. A panela de pressão permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedação que não deixa o vapor escapar, a não ser através de um orifício central sobre o qual assenta um peso que controla a pressão elevada em seu interior. Para a sua operação segura, é necessário observar a limpeza do orifício central e a existência de uma válvula de segurança, normalmente situada na tampa. O esquema da panela de pressão e um diagrama de fase da água são apresentados abaixo.
A vantagem do uso da panela de pressão é a rapidez para o cozimento de alimentos e isto se deve:

a) à pressão no seu interior, que é igual á pressão externa.
b) à temperatura no seu interior, que está acima da temperatura de ebulição da água no local.
c) à quantidade de calor adicional que é transferida à panela.
d) à quantidade de calor que está sendo liberada pela válvula.
e) à espessura da sua parede, que é maior que a das panelas comuns.

04.  Quando aquecemos determinada massa de água de 0ºC para 4ºC:
a) o volume diminui e a densidade aumenta.
b) o volume aumenta e a densidade diminui.
c) o volume e a densidade diminuem.
d) o volume e a densidade aumentam.
e) nada se pode afirmar a respeito.

05. Um termômetro é encerrado dentro de um bulbo de vidro onde se faz vácuo. Suponha que o vácuo seja perfeito e que o termômetro esteja marcando a temperatura ambiente, 25ºC . Depois de algum tempo , a temperatura ambiente se eleva a 30ºC. Observa-se , então, que a marcação do termômetro:
a) eleva-se também, e tende a atingir o equilíbrio térmico com o ambiente.
b) mantém-se a 25ºC , qualquer que seja a temperatura ambiente.
c) tende a reduzir-se continuamente, independente da temperatura ambiente.
d) vai se elevar, mas nunca atinge o equilíbrio térmico com o ambiente.
e) tende a atingir o valor mínimo da escala do termômetro.

06. João, chefe de uma oficina mecânica, precisa encaixar um eixo de aço em um anel de latão, como mostrado nesta figura:



  
     A temperatura ambiental, o diâmetro do eixo é maior que o do orifício do anel. Sabe-se que o coeficiente de dilatação térmica do latão é maior que o do aço.
     Diante disso, são sugeridos a João alguns procedimentos, descritos nas alternativas abaixo, para encaixar o eixo no anel.
Assinale a alternativa que apresenta um procedimento que não permite esse encaixe.
a) Resfriar apenas o eixo .
b) Aquecer apenas o anel.
c) Resfriar o eixo e o anel.
d) Aquecer o eixo e o anel.
e) NDA

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
2º ANO  - GEOGRAFIA  – PROFESSORES: JULIANA, KERLY, TIM, VALDIANA.
ALUNO(A)___________________    SEDE (       ) POLO (      )__________________________
01. A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura.
Um desses estágios foi o artesanato, em que se:
a) trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.
b) trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.
c) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.
d) realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.
e) faziam interferência do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.
02. Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias  de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.
BRIGAGÃO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).
       Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que: 
a) A ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.
b) A apropriação, por parte de um grupo social, de valores e idéias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.
c) As mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.
d) As populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.
e) A intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural
03. O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2009 (adaptado).
Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que:
a) O processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste.
b) Os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante.
c) O processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.
d) As migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80.
e) A falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.
04. Nos últimos anos, ocorreu redução gradativa da taxa de crescimento populacional em quase todos os continentes. A seguir, são apresentados dados relativos aos países mais populosos em 2000 e também as projeções para 2050.


 Com base nas informações acima, e correto afirmar que, no período de 2000 a 2050,
a) A taxa de crescimento populacional da China será negativa.
b) A população do Brasil duplicará.
c) A taxa de crescimento da população da Indonésia será menor que a dos EUA.
d) A população do Paquistão crescerá mais de 100%.
e) A China será o país com a maior taxa de crescimento populacional do mundo.
05. Algumas regiões brasileiras apresentam elevada porcentagem de população ativa ligada ao setor primário. São atividades relacionadas:

a) à indústria de tecidos e alimentares.
b) à indústria automobilística e extrativismo.
c) à indústria petrolífera e à agricultura.
d) ao comércio e a agricultura.
e) à agricultura e à extração mineral.
06. Assinale a alternativa correta sobre as modificações ocorridas no mundo do trabalho a partir da Revolução Industrial:
a) Desde o início da industrialização sindicatos e partidos comunistas já se colocavam à frente dos operários para reivindicar melhores condições de trabalho.
b) Os artesãos foram desaparecendo à medida que o número de trabalhadores fabris aumentava pela multiplicação das máquinas.
c) Havia profundas diferenças entre os operários das fábricas e os artesãos, pois estes últimos estavam estabelecidos no campo de onde forneciam seus produtos para as cidades.
d) Apesar das privações passadas pelos operários a presença constante dos patrões dentro das fábricas aliviava as tensões grevistas.
e) As condições de trabalho do campo e da cidade eram as mesmas, existindo em ambas a figura do capataz, o regime de privações, e a igreja como refúgio espiritual.


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
                                  I SIMAR - 2011
2º ANO - SOCIOLOGIA  – PROFESSORES: JULIANA, KERLY, TIM, VALDIANA.
ALUNO(A)_____________________________N° SEDE (       ) POLO (      )__________________________

01. O termo ESTADO derivas do latim status (estar firme) significando a permanência de uma situação de uma de convivência humana ligada à sociedade política. O pensador alemão Max Weber(1864-1920) elaborou uma conceituação, largamente conhecida entre os estudiosos dos assuntos. A partir de Weber pode derivar o seguinte conceito.
a)  Estado é a constituição política dirigida por um governo soberano, reivindica o monopólio do uso legitimo dar força física subordina os membros da sociedade.
b)  Estado é uma instituição social dirigida pelo  povo de forma direta, que realiza todas as ações tributarias em favor da sociedade.
c)  O estado não respeita o povo, o mesmo não tem participação no processo político.
d) O poder político fica centrado nas mãos de um único governante ou de um órgão colegiado de governo.
02. Sendo o poder um tema central em discussão política moderna e contemporânea, e se levarmos em conta o meio do qual se serve o individuo para conseguir os efeitos desejados, podemos encontrar três formas básicas de poder social. Com base nisso enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, levando em consideração os três tipos de poder, e em seguida marque a opção que contém a sequência correta da 2° coluna.

1.  Poder econômico                     2.  Poder ideológico                     3.  Poder político
(       ) que utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influencias a conduta alheia
(      ) que utiliza a posse dos meios de coerção social, uso de forma física considerada legal ou autorizada pelo o direito vigente na sociedade.
(       ) que utiliza a posse de certos bens socialmente necessários para induzir aqueles que não os possuem a adotar comportamentos.
a) 2,1,3       b) 1,2,3           c) 2,3,1        d) 3,2,1
03. As circunstancias especificas que deram origem a transformação do estado é um tema de difícil verificação. O estado nem sempre existiu ao longo da historia. Mas, em dado momento da historia da maioria das sociedades, certas funções político administrativas foram assumidas por um grupo de pessoas. Qual seria a função do estado segundo a corrente liberal?
a) Interfere na luta de classes de modo parcial, tomando partido das classes sociais dominantes.
b) Agir como mediador dos conflitos em diversos grupos sociais, conflitos inevitáveis entre os homens.
c) Interfere nas lutas de classes de modo total, tomando partido das classes pobres.
d) Agir com mediador entre as classes dos homens e das mulheres.
04. Nas realizações entre estado e sociedade civil, os partidos políticos desempenham uma função importante; podem atuar como ponte, pois não pertencem por inteiro, nem ao estado e nem a sociedade civil. Qual deve ser a função políticos nessas relações?
a) Caberia aos partidos políticos captar os desejos e aspirações da sociedade civil e encaminhá-los para o campo da decisão política do estado.
b) Responsável pela a produção econômica, como os artesãos e agricultores, criadores de animais.
c) Montar um departamento autoritário para proibir tudo contra o governo.
d) Montar um forte mecanismo de repressão policial destinado a deserg8uir todos os cidadãos.

05. Regime político é justamente o modo característico pelo o qual o estado se relaciona com a sociedade civil. Na linguagem política contemporânea, os regimes políticos são classificados em dois tipos. Quais?
a) Democracia e Aristocracia                   b) Ditadura e Socialismo
c) Democracia e Ditadura                        d) Ditadura e Nazismo

06. “O fundamento do regime democrático é a liberdade... Uma característica da liberdade é ser governado e governar por turno; com efeito, consistindo a justiça democrática em ter todo o mesmo,numericamente e não segundo o merecimento, forçosamente, tem que ser soberana a multidão e aquilo que é aprovado pela maioria tem que ser justo... (outra característica da democracia ) é viver como se quer, pois dizem que isto é o resultado da liberdade já que é próprio do escravo viver como não quer”. (Aristóteles, Política )
De acordo com o texto é correto afirmar que são características do regime democrático
a) Participação política do povo e divisão funcional do poder político.
b) Concentração do poder político e inexistência do Estado de direito.
c) Controle dos meios de comunicação e vigência política de direito.
d) Participação dos órgãos de repressão e participação política do povo.

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